Quem Somos - Associação Brasileira de Angus

A Associação Brasileira de Angus surgiu da união de um grupo de jovens pecuaristas da região de Uruguaiana, no Pampa do Rio Grande do Sul. Visionários e apaixonados pela raça, e com a convicção da revolução que ela poderia trazer à pecuária, tinham como missão cativar interessados em povoar os campos com a nova raça. Deram início, em 1963, a um movimento que, primeiramente, foi chamado de Angus Brasil, que era o embrião do que mais tarde viria a se consolidar como Associação Brasileira de Angus, uma das entidades mais respeitadas do agronegócio brasileiro.

Ao longo dos anos, a Angus rompeu as fronteiras do Rio Grande do Sul e ganhou campos Brasil afora. Atualmente, a Associação Brasileira de Angus está presente com seu corpo técnico nas cinco regiões do país e consolida-se como a raça que mais vende sêmen no Brasil. O Programa Carne Angus Certificada, lançado em 2003, levou os valores da raça ao conhecimento do consumidor e difundiu a marca Angus no varejo.

A Raça

Os primeiros exemplares da raça Aberdeen Angus foram registrados na Escócia em 1862, resultante do cruzamento de uma linhagem de bovinos mochos do condado de Aberdeen com outra, também sem aspas, do condado de Angus. De lá, a genética se espalhou pelo mundo. Em seguida, ganhou espaço na Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.

A criação chegou ao Brasil pela Região Sul por meio de animais importados. O primeiro registro foi realizado em 1º de setembro de 1906 pelo criador Leonardo Collares Sobrinho, de Bagé (RS), que adquiriu do criador uruguaio  Felix Buxareo y Oribe o touro de pelagem preta de cinco anos chamado Menelik. Contudo, há informações sobre a presença de animais Angus no Rio Grande do Sul ainda antes desse primeiro registro. Em 1937, já eram 306 animais Angus cadastrados no Brasil, número que chegou a 1.362 em 1963, ano de fundação da Associação Brasileira de Angus.

Ao longo de mais de 110 anos de história, o desenvolvimento da raça Angus deu-se em diferentes regiões do Brasil, com destaque para os rebanhos do Sul do Brasil. Atualmente, a criação está disseminada devido às características que tornam a Angus uma raça completa. Seu uso no cruzamento com animais zebuínos no Brasil Central potencializou sua expansão.

Missão

Congregar criadores e fomentar a utilização da Raça Aberdeen Angus na pecuária, através do apoio técnico e promocional, buscando a excelência e a valorização do trabalho do associado e dos usuários da raça.