Plataforma digital para genotipagem - Clique aqui

A Associação Brasileira de Angus disponibiliza aos criadores um software exclusivo para o envio de amostras de animais para genotipagem. A plataforma, lançada em dezembro de 2020, permite que os pecuaristas façam solicitações de análises genômicas de forma prática, segura e virtual. A ferramenta recebe demandas, gerencia o rastreamento passo a passo das amostras, emite boletos e armazena os resultados, possibilitando a criação de um banco de genótipos do rebanho Angus nacional.

Para fazer a solicitação dos serviços, o pecuarista deve acessar o site https://app.sifatweb.com.br/angus e realizar seu cadastramento. Caso nunca tenha acessado a plataforma, será necessária a criação de sua conta. Depois disso, será necessário que ele informe os dados dos reprodutores de forma individual, o tipo de teste e o laboratório escolhido (Neogen ou Zoetis). As taxas variam de acordo com o teste selecionado e com a condição de ser sócio ou não da Associação.

As amostras de pelo ou outros materiais biológicos coletadas devem ser enviadas à Associação por meio dos Correios. Elas precisam estar devidamente identificadas com o número de registro e tatuagem do reprodutor. Após a chegada dos materiais, a Angus fará a formatação das amostras e as enviará ao laboratório. O boleto de cobrança só será gerado após essa etapa do processo e estará disponível na plataforma.

Os resultados dos testes de genotipagem processados no laboratório serão encaminhados ao Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), que fará o calculo das predições genéticas e/ou DEPs enriquecidas. As DEPs genômicas serão disponibilizadas aos criadores no site do Promebo. Os pecuaristas receberão um aviso através do software da Angus após a conclusão da avaliação e envio da informação ao programa de melhoramento. Na plataforma da Associação, só será possível acessar resultados em caso de solicitação de testes de homozigose dos animais.

Você tem interesse em fazer a coleta de amostras, mas nunca fez? Acesse o arquivo e confira o passo a passo: Documento para coleta de material biológico

Caso não tenha os cartões de coleta o material poderá ser enviado à Associação Brasileira de Angus em envelopes, seguindo as orientações de coleta, com a identificação do Registro (HBB) e a Tatuagem do reprodutor.

Mais informações sobre o software de genotipagem podem ser solicitadas através do e-mail [email protected] ou através dos contatos:

Carolina Silveira – (51) 99739-5949

Danieli Minuzzo – (51) 99809-6806

Portfolio