Angus - Vantagens da Raça

Programas de Melhoramento

O Programa de Melhoramento Genético Angus atua de forma integrada ao Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO®) e consiste em um sistema de seleção dos rebanhos baseado em dados de performance genética e análise de desempenho a campo. O processo utiliza metodologia internacional, é simples e econômico.

 

PROMEBO® 

Coordenado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO®) está baseado na avaliação de reprodutores de diferentes rebanhos e no cruzamento de dados entre eles. É por meio do PROMEBO® que conseguimos eliminar fatores ambientais e fazer uma avaliação precisa apenas das questões genéticas determinantes para identificar realmente os indivíduos superiores em um rebanho.  O PROMEBO® também permite a comparações entre toda a população avaliada da raça, fornecendo a chamada Diferença Esperada na Progênie (DEP).  Com base em todos esses dados é possível classificar os touros em DECAS 1, 2, 3 e 4, o que consistem em índices que os classificam entre os 10%, 20%, 30% e 40% melhores de sua geração.

Estas comparações realizadas dentro e entre rebanhos possibilitam a seleção de touros pais, mães de plantel, animais jovens adequados para atingir os objetivos de cada criador. Também podem ser uma importante ferramenta na hora da compra de reprodutores e de sêmen.

Ultrassonografia de carcaça

O uso de ultrassonografia para aferimento de área de olho de lombo e outros marcadores de qualidade relacionados a rendimento de carcaça e qualidade da carne vêm ganhando espaço na seleção de animais Angus. O escore passou a fazer parte das planilhas da Angus no processo de admissão em exposições e feiras e já é utilizado como critério decisório em acasalamentos.

O procedimento é simples e utiliza um equipamento de ultrassonografia padrão.

 

Para saber mais assista ao vídeo acima.

Genômica da Raça Angus no Brasil

Em entrevista   exclusiva à Associação  Brasileira de Angus e  ao  Programa de  Melhoramento  de Bovinos de Carne (PROMEBO), o  especialista  Dan Moser, presidente  da  Angus Genetics  Inc. (EUA), explicou a  importância da  seleção genômica aplicada à pecuária. Dan participou de um workshop sobre o assunto em Araçatuba (SP).