Blog Image

Melhoramento genético e resultados práticos foram vistos na II Gira de Corte Genex e Globalgen em parceria com a Angus

Poder mostrar na prática os materiais genéticos disponíveis para rebanhos comerciais e para a venda de genética de reprodução foi um dos objetivos da II Gira de Corte Genex e Globalgen em parceria com a Associação Brasileira de Angus na região de noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A gira percorreu as cidades de Tupanciretã, Cruz Alta e Panambi na última quarta-feira e quinta-feira, dias 19 de 20 de julho.

Na programação, os mais de 100 técnicos e produtores conheceram propriedades no interior de Tupanciretã, que possui um forte núcleo de criadores Angus, e a noite participaram do evento “Acelerando na Cria”. Flavio Montenegro Alves, técnico da Associação Brasileira de Angus, explanou sobre a importância da interação entre fenótipo e genótipo no manejo de angus para altas rentabilidades.

“O produtor rural precisa conhecer o indivíduo geneticamente, integrar avaliação de fenótipo e genótipo e eliminar animais improdutivos no rebanho. Outro ponto importante é saber escolher bem os futuros reprodutores, fazer descarte de vacas (habilidade materna, fertilidade e IEP) e conhecer profundamente as linhagens com que se trabalha. Não podemos selecionar um bovino baseado apenas no fenótipo, precisamos ter informações sobre o genótipo. Isso demonstra a qualidade do animal, além de termos aumento de produtividade e rentabilidade. Outro ponto que deve ser avaliado são as DEPs da genômica, que nos entregam uma acuraria muito maior para realizar o melhoramento genético e a ferramenta de acasalamento direcionado com base nas informações genômicas dos animais”, avalia o técnico e membro do Conselho Administrativo da Angus.

Já a Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, apresentou um panorama do maior programa de certificação nacional de raça, e avaliou a importância do melhoramento genético, com os resultados obtidos na prática através do aumento de produtividade.

“Estamos crescendo muito e poder mostrar este histórico é muito gratificante. Foi uma grande oportunidade de interação com produtores e técnicos, pudemos ainda oferecer em parceria com o Frigorífico Silva, cortes de extrema maciez e suculência. Característicos da raça angus”, comemora Ana Doralina. Neste ano histórico que marca os 20 anos do programa a Carne Angus Certificada atingiu novo recorde de exportação no ano de 2022, e representou um volume 102% superior ao consolidado em 2021, quando os embarques somaram 934,01 toneladas.

O Supervisor Regional da Genex, Ricardo Gutierrez Oliveira, avalia positivamente o evento e pondera que eles são cada vez mais essenciais para poder trocar e mostrar os números e tendências de melhoramento para a raça Angus. “Somos muito agradecidos de estarmos sempre juntos com a Associação, somos parceiros de longa data. Podermos ter momentos como tivemos nesta Gira, com criadores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul mostra o quanto é importante estes encontros”, comemora.

Já na quinta-feira, 20 de julho, o grupo foi recepcionado pelo produtor rural e sócio da Angus, Didi Soldera, da Cabanha Soldera, em Panambi. “A Genex é nossa parceira desde 2009 e foi um dia muito produtivo e agradável. Dividimos algumas experiências que na nossa opinião são importantes e que estamos tendo resultados muito positivos aqui na nossa área. Um deles é o projeto integração lavoura pecuária. Mostramos alguns dados econômicos que obtivemos utilizando este sistema, além, claro do manejo de pastagens com diversas de plantas, como trigo mourisco, canola, aveia ucraniana, azevem, centeio e ervilhaca, visando sempre melhores produtividades e lucratividades na pecuária e na agricultura”, finaliza Didi Soldera.

0 comentários on Melhoramento genético e resultados práticos foram vistos na II Gira de Corte Genex e Globalgen em parceria com a Angus