Blog Image

Indicação dos animais com selos de seleção da raça angus é novidade do Sumário de Touros e Ventres 2023/2024

O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) da Associação Nacional de Criadores Herd Book (ANC), lançou o Sumário de Touros e Ventres da raça Angus e Ultrablack 2023/2024. Uma das novidades dessa edição é que, junto às informações dos animais, os produtores encontrarão os selos de seleção referentes a cada um deles: Qualidade da Carne, Performance ou ainda Adpatação. O objetivo é simplificar ainda mais o processo de seleção da raça.

As certificações dos selos são desenvolvidas em parceria com a Embrapa Pecuária Sul e com Promebo, e chancelam os animais que têm maior capacidade de adaptação, desempenho, e ainda qualidade de carne, conforme os dados das DEPs e índices disponíveis. “Acrescentar as informações dos selos nos Sumários faz com o criador tenha ainda mais acurácia e gestão dos acasalamentos que pretende fazer de acordo com a sua estratégia”, pondera o diretor técnico da Associação Brasileira de Angus, Rogério Rotta Assis.

Conheça os selos de seleção

Para simplificar o processo de seleção genética dos rebanhos, a raça Angus adotou três selos de reprodutores. E a partir desta edição do Sumário de Touros e Ventres, é possível encontrar os animais com essas chancelas em suas especificações.

Performance: Contempla aqueles animais nascidos há duas safras, com percentil de Índice Final (INDF) de até 20%, Índice de Desmama (INDD) positivo (maior ou igual a zero) e escore para racial ao sobreano maior do que 1. É necessário ainda que os reprodutores tenham percentil de até 20% para Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC) e de até 40% para DEP de Pelame ao Sobreano.

Seleção Qualidade de Carne: Reconhece os bovinos com melhor equilíbrio em dados genéticos de carcaça. Para estampá-lo, as propriedades devem integrar o Promebo e realizar avaliação de carcaça por ultrassonografia. É necessário que os animais estejam no grupo dos 20% melhores para Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC) e para Percentagem de Gordura Intramuscular (marmoreio), além de terem DEPs positivas para Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Espessura de Gordura na Picanha (EGP8).

Adaptação: Considera o grupo de reprodutores que tem percentil de até 20% para Índice Adaptação (INDA) e de até 40% para Índice Final (INDF). O crivo leva em conta também aqueles com percentil de até 30% para a DEP de Pelame ao Sobreano e para a DEP de Resistência ao Carrapato.

Características avaliadas no Sumário

Outro ponto alto do Sumário são as tendências genéticas representadas pelas médias dos índices e DEPs de todos os produtos avaliados no programa por ano de nascimento e indicam a evolução genética da população por meio das decisões de seleção feitas pelos criadores.

O gerente técnico da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato comemora os bons resultados e números da genética Angus. “Vemos no Sumário um banco de dados com mais de 296 mil avaliações de produtos nascidos. Isso é um banco muito robusto com informações genéticas. E mostra como o trabalho que vem sendo feito está com resultados muito positivos. Os produtores estão vendo a importância de participar da genômica. Outra informação que é muito importante é a contagem de carrapato. Sabemos a luta diária que nosso criador tem para controlar esse parasita. Nos alegra muito ver a constância da melhora nas tendências genéticas como, ganho de peso, área de olho de lombo, deposição de gordura subcutânea e marmoreio”.

São apresentados nesta edição do Sumário, touros com produção a partir de 2017 e, no mínimo, 20 filhos avaliados na fase de desmama e que tenham ao menos 1 filho avaliado e/ou avaliação própria ao sobreano ou tenham filhos somente em 2023. Ao todo são listados 741 touros Pais Angus, 757 com avaliação completa na desmama e no sobreano, 25 com avaliação somente na desmama, além dos 100 Touros Jovens e 100 Fêmeas Jovens.

Confira o Sumário completo aqui.

Crédito: Danielli Minuzzo

0 comentários on Indicação dos animais com selos de seleção da raça angus é novidade do Sumário de Touros e Ventres 2023/2024