Embrapa apresenta projeto de ILP com Angus na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é um caminho para melhorar a sustentabilidade dos sistemas de produção. Projeto capitaneado pela Associação Brasileira de Angus e pela Embrapa Clima Temperado, de Capão do Leão (RS), vem estudando os impactos da implementação do sistema em pecuária de ciclo completo no ambiente de terras baixas e foi apresentado na 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A iniciativa conta com 120 animais frutos da parceria para embasar as pesquisas. “Aproveitamos a oportunidade para expor o projeto, para mostrar que a gente faz ILP com gado Angus, uma raça representativa da pecuária contemporânea da região”, afirma Jorge Schafhauser Jr., coordenador do Núcleo de Pecuária da Unidade de Pesquisas.

Segundo Schafhauser Jr., atualmente, a pesquisa dá andamento à validação de protocolos para imunoprofilaxia da tristeza parasitária bovina, avaliação de animais F1 e desempenho em sistema de ILP. “Como a ILP vem crescendo no evento e nós temos esse trabalho com a Angus, estamos aproveitando para divulgar a raça, o nosso trabalho, colocando os animais na vitrine, para ter um impacto visual”, acrescenta. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo evento.

Gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, salienta que essa é uma forma de valorizar o estudo realizado desde 2021, quando a parceria foi firmada entre as entidades. “Essa é mais uma importante pesquisa para a raça Angus. Com os resultados, poderemos fomentar cada vez mais a utilização da pecuária junto à produção agrícola. O que é uma tendência para o agronegócio nacional”.

Crédito: Jorge Schafhauser

0 comentários on Embrapa apresenta projeto de ILP com Angus na Abertura Oficial da Colheita do Arroz