Mariana Tellechea assume Angus e debate ações de fomento para 2023

A pecuarista Mariana Tellechea assumiu, nesta segunda-feira (16/01), a Associação Brasileira de Angus apresentando as novas diretrizes para a raça. Segundo a criadora, um dos focos será o estímulo à certificação de propriedades dentro do protocolo Angus Sustentabilidade, que inclui, além de questões ambientais, um checklist de regras ligadas a leis trabalhistas e ao bem-estar animal e das comunidades.  “Realizamos o planejamento das atividades, definimos linhas de trabalho e diretrizes que a nova diretoria pretende seguir”, salientou Mariana.

A primeira reunião da nova diretoria ocorreu nesta segunda-feira e trouxe criadores de diferentes regiões a Porto Alegre (RS).  A linha de fomento à sustentabilidade, contará com a Prova de Eficiência Alimentar 2023 e o Teste de Mensuração de Gás Metano. As inscrições devem ser abertas nas próximas semanas.

Neste ano, a Angus irá custear parte do valor da inscrição do teste. O subsídio dado aos criadores associados será superior a 50% do valor da prova. Segundo o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, este será o quarto teste consecutivo em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé. “Faremos mais um ano de mensuração com o objetivo de comprovar uma relação genética entre emissão de metano e eficiência alimentar”, ponderou. Quem quiser participar deve se inscrever no setor de Fomento da Associação por meio do e-mail [email protected]

O criador Nivaldo Dzyekanski, que deixou a presidência da entidade, também assumiu o novo Comitê Gestor do Programa Carne Angus Certificada. O colegiado foi criado para intensificar o fomento à produção de carne premium e abrir novos mercados para a produção nacional. Segundo Dzyekanski, o trabalho será implementado na forma de um piloto na gestão 2023/2024. “Já estamos iniciando o projeto nos próximos dias com reuniões e agenda em São Paulo. Queremos dar ao Programa Carne Angus o máximo de resultado”.

A diretoria ainda avaliou o Orçamento para o ano de 2023 e deu início aos preparativos para as comemorações dos 60 anos da Associação Brasileira de Angus e das duas décadas do Programa Carne Angus Certificada. Também foram definidas  agenda de exposições e de reuniões mensais da diretoria.

Crédito: Gessica Moraes

0 comentários on Mariana Tellechea assume Angus e debate ações de fomento para 2023