Condomínio Agropecuário Pernlochner e Sítio Batista vencem concurso de carcaças do Frigorífico Verdi

Última disputa do ano do circuito promovido pelo Programa Carne Angus Certificada, o concurso de carcaça do Frigorífico Verdi consagrou a produção do Condomínio Agropecuário Pernlochner (CAP), de Eduardo Pernlochner, e do Sítio Batista, de Anton Mitterer, ambos de Treze Tílias (SC). As propriedades levaram o mérito nos machos, com o lote 7 (97 pontos), e nas fêmeas, com o lote 8 (89,5 pontos), respectivamente. A prova, realizada na sexta-feira (2/12) em Pouso Redondo (SC), certificou 82,27% dos animais abatidos.

Segundo o coordenador de qualidade do Carne Angus, Gabriel Beltrão, a disputa evidenciou animais jovens e com bom acabamento de gordura, atributos que se busca dentro do programa. “Eram lotes bem homogêneos, com excelente cobertura de gordura, mostrando toda a precocidade característica da Angus, bem como o potencial genético que a raça pode atingir para produção de carne de qualidade”, avalia. Segundo ele, as carcaças apresentadas coroaram o trabalho realizado pelos produtores ao longo do ano.

Para Pernlochner, o reconhecimento é reflexo de anos de trabalho em genética, nutrição e manejo, com dedicação e carinho pela atividade desde a cria, recria e engorda dos animais. “O Condomínio Agropecuário Pernlochner comemora com muita alegria o feito, tendo a certeza de dever cumprido no processo de produção, resultando nestas carnes nobres”, acrescenta. Os animais que compuseram o lote campeão são do Sítio Rosengarten, de Treze Tílias. Esse é o quarto ano que a propriedade vence o concurso. Nos machos, o lote 3, de Henrique Natter, de Treze Tílias (SC), ficou como reservado de campeão, atingindo 91 pontos. Com 68,5 pontos, o lote 11, de Aldoino Goldoni Filho, de Condói (SC), foi reconhecido como destaque revelação.

Vencedor pela primeira vez do concurso, Mitterer, destaca que sempre preconizou por adquirir animais Red Angus com boa procedência e genética, e não foi diferente com a aquisição das fêmeas do lote campeão. No decorrer dos meses, afirma, foi fornecido aos exemplares uma alimentação balanceada e de boa qualidade para que pudesse expressar todo potencial em marmoreio de carne e acabamento de carcaça. “É recompensador adquirir animais Red Angus e visualizar o seu desempenho a cada dia, além de ter parceiros como o Frigorífico Verdi que, juntamente com a Associação, valorizam o nosso trabalho com este concurso. Foi uma grande surpresa receber essa premiação, mas também um reconhecimento de muito esforço e dedicação”, acrescenta. O lote reservado de campeão nas fêmeas foi o 4, de Nicolau Rodrigues da Costa, de Xanxerê (SC), com 73 pontos. O destaque revelação nas fêmeas foi o lote 10, de Paulo Pernlochner, de Coronel Domingos Soares (PR), alcançando 71,5 pontos.

Crédito: Gabriel Beltrão

 

0 comentários on Condomínio Agropecuário Pernlochner e Sítio Batista vencem concurso de carcaças do Frigorífico Verdi