Se é Carne Angus tem que ter selo

Exigir a presença do selo do Programa Carne Angus Certificada nas embalagens é a garantia de qualidade ao adquirir um corte superior. A posição foi defendida pela gerente do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, durante palestra realizada a convite da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), na sexta-feira (2/09), em seu estande na Expointer 2022.

A um público atento formado, na maioria, por consumidores, ela explicou como é feito o processo de certificação dos cortes Angus do campo à indústria. Frisou as exigências que são feitas ao produtor quanto ao acabamento das carcaças e ao manejo do gado. “O segredo da carne Angus é um somatório de características que inclui a genética, o abate de animais jovens e um grau de acabamento adequado. É isso que nos garante ter a melhor carne do Brasil”, frisou, lembrando que o processo é auditado pela alemã Tüv Rheinland.

A gerente do Carne Angus salientou que, além do sangue Angus, a carne precisa ter uma cobertura de gordura mínima que assegure que aquela carcaça passe para cadeia de frio sem perder suas qualidades. Isso porque, ao serem resfriadas, as peças precisam de proteção para não haver ruptura das fibras nem perda de líquido, fator essencial para uma experiência de maciez e suculência no prato. Em sua manifestação, o coordenador de qualidade do Carne Angus, Gabriel Beltrão, lembrou que cabe ao consumidor exigir o selo do varejo quando este alega comercializar carne Angus.

Durante a palestra, Ana Doralina também falou sobre os dois selos adicionais implementados pelo Carne Angus. O Selo Sustentabilidade é uma certificação que audita as propriedades quanto a boas práticas de produção tanto em relação ao meio ambiente quanto ao bem-estar animal e direitos trabalhistas. “O homem do campo cuida do meio ambiente. A Angus está aqui para chancelar esse processo”. Já o Selo Gold é concedido a carcaças superiores que, além de aprovadas no Carne Angus, atendem a uma régua de exigências ainda mais elevada, como grau de marmoreio dentro dos padrões da USDA.

Crédito: Carolina Jardine

0 comentários on Se é Carne Angus tem que ter selo