São Bibiano e Floripana vencem campeonato Angus

A vitória das fêmeas na pista da Angus foi para um criatório que nunca deixou de participar dos julgamentos da raça na mostra. A Cabanha São Bibiano, de Antônio Martins Bastos Filho, de Uruguaiana (RS), veio para Esteio neste ano com apenas uma vaca e faturou o título de grande campeã com a novilha maior São Bibiano Cab Tamarik 8218 (box 953). Segundo o criador João Paulo Bastos Kuhn, terceira geração à frente da propriedade, a São Bibiano ainda avaliará se a fêmea irá à venda no leilão de 60 anos programado para o mês de outubro. “Essa vaca era nossa única aposta, e deu certo. Ela faz parte do nosso plantel e é um dos animais de ponta que carrega toda a tradição de nosso criatório”, salientou. Realizado nesta quarta-feira (31/8), o julgamento reuniu criadores de diferentes localidades nas arquibancadas da Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A reservada de grande campeã é a novilha maior Floripana Georgia TEI485 Don Emilio TE (box 946), da Cabanha Floripana, de Stephany Martins Melo dos Santos, de Urupema (SC). A terceira melhor fêmea é a vaca adulta Tellechea 3277 Emperor (box 958), da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea, de Uruguaiana (RS).

Nos machos, a vitória veio para a Cabanha Floripana, que, pelo segundo ano, levou o título de grande campeão da Expointer. Nesta edição, o prêmio ficou com o touro sênior Floripana Don Francisco TEI435 (box 918). “É uma honra participar de uma exposição como essa e, principalmente, ter esse feito pelo segundo ano seguido”, comemorou o criador Oreste Melo Júnior, que estreou na feira em 2021 com dobradinha (venceu nos machos e nas fêmeas). O reservado de grande campeão é o touro dois anos Tellechea 3662 Turning Point (box 910), da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea, de Uruguaiana (RS). O prêmio de terceiro melhor macho da feira ficou com o touro jovem Reconquista TE3226 Eleito Don Carlo Rito (box 916), da Cabanha Reconquista, de José Paulo Dornelles Cairoli, de Alegrete (RS).

Com 30 anos de visitas à Expointer, o jurado argentino Johnny Gutierrez, disse que a mostra de 2022 está mais linda do que nunca. “A grande campeã é uma vaca com boa profundidade, balanço e bem feminina. No conjunto, ela é muito boa e tem uma linda cabeça”, avaliou. Ele ainda comentou que o grande campeão sobressaiu por ter uma estrutura larga e excelente profundidade.

Crédito: João Morais

A Angus conta com a parceria permanente da Genex e da Socil e, na Expointer 2022, da Neogen e Datamars.
0 comentários on São Bibiano e Floripana vencem campeonato Angus