5 marcas do Ultrablack

Que a raça possui diversos benefícios aos criadores dentro e fora das porteiras já se sabe, mas quais atributos que a tornam diferenciada? Separamos cinco fatos para que você conheça um pouco mais da Ultrablack e saiba como melhor utilizá-la em seu plantel.

1 – Padronização do rebanho 

Com 81,25% da genética de Angus, o Ultrablack pode ter algumas variações de características, mas a tendência é que mantenha a chamada padronização do rebanho. Em termos fenotípicos, ele é identificado por ter uma quantidade maior de pele na barbela, a orelha é mais pesada e pontiaguda. Pelo curto e liso. Na anca, há um ângulo diferente do Angus, que é resultado da influência zebuína. No chanfro, pode ter uma característica mais retilínea, mais fina. Ter um pouco mais de pele na região do umbigo e do prepúcio também são características que chamam atenção.

2 – Rusticidade 

Com a influência da genética zebuína, o animal apresenta uma destacada rusticidade, podendo ser utilizado em áreas de clima mais quente e árido, sempre com o intuito de produção de carne de qualidade.

3 – Heterose 

Por conta do choque de sangue entre taurinos e zebuínos (heterose), é um animal que pode apresentar excelente rendimento de carcaça e adaptabilidade, garantindo desenvolvimento destacado em diversos sistemas de produção, desde os mais intensivos aos mais extensivos.

4 – Reprodução 

Podendo ser selecionado para baixo peso ao nascer, o exemplar tende a apresentar facilidade de parto, o que é importante para o acasalamento com fêmeas F1 (Angus x Zebuíno), as quais são utilizadas em idades jovens devido a sua precocidade sexual. Por outro lado, tem bons índices de ganho de peso à desmama, o que acelera o processo produtivo e encurta o ciclo.

5 – Terminação 

Com a boa capacidade de ganho de peso, o animal tem precocidade não só reprodutiva, mas de crescimento e de terminação. Graças à composição genética com a raça Angus, tem a capacidade de produção de carne de alta qualidade e pode ser abatido no escopo do Programa Carne Angus Certificada, podendo, inclusive, alcançar bonificações.

Crédito: Eduardo Rocha

0 comentários on 5 marcas do Ultrablack