Gira Angus promove cruzamento no Interior do Mato Grosso do Sul

A Associação Brasileira de Angus realizou, ao longo da última semana, uma gira técnica pelo Mato Grosso do Sul para o fomento ao uso da raça em cruzamento industrial. A diretoria da entidade visitou a Fazenda Modelo, em Pedro Gomes (MS), no norte do Estado, que iniciou suas atividades há mais de 40 anos na região e, desde então, tem se destacado no mercado nacional com oferta de gado comercial e Puro de Origem (PO). “A raça Angus tem despertado cada vez mais o interesse de produtores da região para a produção de animais meio-sangue, que garantem, além de maior produtividade, bonificações no Programa Carne Angus Certificada”, destaca o presidente da Associação, Nivaldo Dzyekanski, que participou da agenda.

Comandada por Guto Grassano, a Fazenda Modelo iniciou o cruzamento industrial com a raça Angus em 1982 e tem como intuito fomentar a utilização do cruzamento na região norte do MS. Em 2005, formou a raça Pardo-Brasil, composta por ⅝ de sangue de Pardo-Suíço e de ⅜ Nelore e, em 2013, iniciou o rebanho Brangus. O complexo é composto pelas fazendas Modelo, São Sebastião e Itamogi, além de oito propriedades arrendadas. “Contamos com oito touros Angus comercializando sêmen nas centrais Alta Genetics, Accelerated Genetics, CRV Lagoa e PremiumGen. Dessa forma, difundimos esse cruzamento na região, antecipando a idade do abate dos animais e promovendo um maior ganho de peso em um menor espaço de tempo”, destaca o inspetor técnico da Angus e responsável pela Fazenda Modelo Antônio Francisco Chaves Neto.

A visita ao Estado, segundo o inspetor técnico, foi de grande valia, uma vez que permitiu a aproximação da Associação com os criadores da região, garantindo que esses entrem em mercados onde conquistem a bonificação por animais cruza Angus. “A utilização da genética Angus é de extrema importância. Através da heterose promovida com o cruzamento com as matrizes zebuínas é possível adiantar a idade de abate, promover precocidade de acabamento e precocidade sexual”, reforça Neto.

A comitiva, composta também pelo diretor Flávio Alves, pelo gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, e pelo técnico de Fomento, João Pedro Veiga, acompanhou de perto o trabalho realizado por criadores e confinadores de animais cruza Angus que utilizam a genética da Fazenda Modelo na produção, como os pecuaristas Diego Romanelli, da Fazenda Aconchego, e Geraldo Campaner, da Fazenda Casa Grande Três, ambas localizadas em Pedro Gomes. A gira, organizada por Veiga, contou também com visita à Fazenda Gera Boi Comercial Renascer. “Conseguimos ver como a genética Angus tem caminhado na região e, além disso, ter maior aproximação com usuários da raça, entendendo melhor o seu trabalho”, afirma Pivato.

Na quarta-feira (18/5), Neto comandou uma palestra na Fazenda Modelo, apresentando as ferramentas e as estratégias de seleção genética utilizadas pela propriedade para a produção de Nelore PO. Ainda na quinta-feira (19/5), foi realizada a revisão de diversas categorias de animais, incluindo touros que farão parte da oferta do 8º Leilão de Touros Melhoradores Avaliados da Fazenda Modelo. O remate será no dia 2 de julho, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

Flávio Alves em uma das fazendas visitadas na gira/ Crédito: João Pedro Veiga

Novo projeto à vista

Além da visita na Fazenda Modelo, a comitiva da Angus esteve no Confinamento Guarujá, também em São Gabriel do Oeste (MS), na terça-feira (17/5). O local tem capacidade estática de 15 mil animais, mas com a possibilidade de giros, confina anualmente 25 mil. “É um confinamento extremamente tecnificado, muito organizado”, pondera Pivato. O confinamento é visto pela Angus como um possível parceiro, junto à Fazenda Modelo, em futuros projetos na região. Uma das áreas em análise é a de gerar dados de animais meio-sangue para indexação de informações a touros Angus e Ultrablack voltados ao cruzamento industrial.

A ideia do projeto é acompanhar a vida desses animais meio-sangue, do nascimento, ao confinamento e posterior abate, apurando dados referentes sobre acabamento e rendimento de carcaça. “Lançamos o desafio de comparar as vantagens bioeconômicas dos animais meio-sangue Angus. O objetivo é fazer um comparativo do desempenho dos exemplares cruza Angus e o quanto convertem financeiramente para os criadores”, explica Veiga.

Durante sua passagem pelo Estado, a Associação promoveu, ainda, uma palestra com produtores sobre o uso da genética Angus em cruzamentos. O evento ocorreu no Sindicato Rural de Pedro Gomes e teve apresentação técnica de Pivato. “Foi um evento bastante proveitoso. Conseguimos, sem dúvida nenhuma, levar a Associação para Pedro Gomes, quem sabe colhendo frutos para o futuro”, avalia Pivato. O encontro foi organizado pela Mamelle Serviços Agropecuários por meio do médico veterinário Diego Cancian, do técnico agrícola Wagner Brass e do representante comercial Orli Bley Maia.

A gira contou também com visita à rede de supermercados Comper, parceira do Programa Carne Angus Certificada, à Associação Brasileira de Brangus e à Embrapa Gado de Corte de Campo Grande.

Fêmea 1/4 Angus com bezerro filho de Brangus ao pé/ Crédito: João Pedro Veiga

0 comentários on Gira Angus promove cruzamento no Interior do Mato Grosso do Sul