Tradição e Estância da Soteia vencem concurso de carcaças do Frigorífico Silva

Acostumada a vencer nas pistas de julgamento de rústicos Angus, a Estância Tradição, de Parceria Rotta Assis, de Santa Vitória do Palmar (RS), levou para casa o reconhecimento na categoria Angus Definido do concurso de carcaças do Frigorífico Silva, de Santa Maria (RS). Realizada na sexta-feira (12/11), a prova contou com 257 animais de 10 criatórios e foi marcada pela padronização dos lotes apresentados. “Os lotes eram extremamente padronizados, tanto que o item mais utilizado para o desempate foi a idade. Quando revisamos as mangueiras vimos que a disputa seria difícil, pois estavam muito homogêneos”, ponderou Ana Doralina Menezes, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada. O dia foi de muito aprendizado entre os produtores que acompanharam os abates.

Representando a Tradição, Rogério Rotta Assis destaca que a conquista é resultado do melhoramento genético realizado pela estância. “Os animais vão bem nas pistas, nos leilões e nas carcaças e, no final, resultam em uma carne de qualidade no prato. Isso mostra que os animais realmente respondem ao sistema de criação a pasto. Essa vitória é muito importante”, comemorou. A cabanha sagrou-se com o lote 8, que registrou 95 pontos.

O segundo lugar na categoria Angus Definido foi para a Granja Mangueira, de Santa Vitória do Palmar (RS). A propriedade venceu com o lote 7, que fez 93,5 pontos. O terceiro lugar ficou com Vitor Rubi Markus, de Caçapava do Sul (RS), com o lote 2, que alcançou 85 pontos.

Entre os animais Cruza Angus, o destaque ficou com o lote 5, da Estância da Soteia, de Valter Salla, de Cacequi (RS). O lote atingiu 89 pontos. O vice-campeonato foi conquistado pelo lote 10, de Victor Ghignatti Borges, de Santa Vitória do Palmar (RS), que teve 86,5 pontos. “Vencer aqui é mais uma prova da qualidade dos nossos animais e só nos motiva ainda mais”, afirmou Salla.

Segundo o vice-presidente do Programa Carne Angus Certificada, Milton Martins Moraes Filho, a precocidade dos animais também chamou a atenção dos técnicos que comandaram a prova. “Tivemos exemplares jovens, carcaças bem acabadas, pesadas e com conformação adequada. Isso mostra que a raça Angus desempenha e entrega qualidade e com isso uma maior lucratividade ao produtor e a certeza de excelência para a indústria e para o consumidor”, completou Moraes Filho.

Crédito: Ana Doralina Menezes

0 comentários on Tradição e Estância da Soteia vencem concurso de carcaças do Frigorífico Silva