Maragogipe vence em retomada do concurso de carcaças Angus em Bataguassu

O Concurso de Carcaças Angus de Bataguassu (MS), considerado o maior do país, foi marcado pela vitória da Agropecuária Maragogipe, de Itaquiraí (MS). A propriedade venceu nos machos e nas fêmeas, levando para casa o oitavo prêmio na tradicional disputa. O concurso, segundo do circuito promovido pelo Programa Carne Angus Certificada em 2021, ocorreu nesta quinta-feira (28/10) na planta da Marfrig e contou com 986 animais de 15 propriedades.

Após mais de dez horas de abates, o trabalho de Wilson Brochmann e família foi consagrado nos machos com o lote 8, que alcançou pontuação de 99,75, e nas fêmeas com o lote 10, que atingiu a pontuação máxima. Já acostumado a vencer em Bataguassu, Brochmann destacou que o segredo para consecutivos reconhecimentos começa com a escolha de matrizes selecionadas por um programa de melhoramento eficiente. A seleção correta de sêmen Angus para inseminação das fêmeas é outro aspecto importante. “O resultado nada mais é do que o reflexo do trabalho realizado por todos os colaboradores da empresa”, destacou. Segundo ele, a Maragogipe buscou levar para prova lotes padronizados, com animais entre 13 e 14 meses, com precocidade, homogeneidade, musculosidade e zero dentes. “Animais que enchem os olhos”, acrescentou.

Crédito: Jandora Alvim

Nos machos, o título de reservado de campeão ficou com o lote 19, de Nelson Favaretto, de Taquarussu (MS). O lote alcançou 87,2 pontos. O prêmio de destaque revelação ficou com o lote 13, de Maria José de Almeida, de Ribas do Rio Pardo (MS), com 85,68 pontos. O reconhecimento de destaque é, segundo Paulo Pires, um estímulo para que a propriedade, que participou pela primeira vez da disputa em Bataguassu, busque melhorar cada vez mais. “Esse lote é de machos bem precoces, de animais em torno de 14 meses”, afirmou Pires, ressaltando que o reconhecimento é resultado de um trabalho de genética, manejo, alimentação, entre outros. “É um conjunto de fatores que acabam nesse resultado”.

Entre as fêmeas, o reconhecimento de reservado também foi para Favaretto, com o lote 20, o qual atingiu 99,02 pontos. O lote 22, de Aristeu Carbornaro e outros, de Bela Vista (MS), sagrou-se como destaque revelação, e obteve 95,55 pontos.

A gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, destacou que o volume, a padronização dos lotes e a qualidade dos animais chamaram a atenção dos produtores, da equipe da Angus e dos profissionais do frigorífico que acompanharam a prova. “Foi uma disputa bastante acirrada, principalmente entre as fêmeas. Tivemos animais extremamente jovens, carcaças pesadas e bem acabadas, gordura 4 e zero dentes. Isso mostra todo o potencial da raça Angus no cruzamento industrial”.

Crédito: Jandora Alvim

0 comentários on Maragogipe vence em retomada do concurso de carcaças Angus em Bataguassu