Bagé retorna à rota dos concursos de carcaça e consagra criação a pasto da Estância Tradição e da Estância das Acácias
- Dia 25/10/2021
Marcando o retorno do município de Bagé (RS) ao circuito dos Concursos de Carcaça Angus, a disputa realizada na sexta-feira (22/10) na unidade do Marfrig consagrou o trabalho realizado pela Parceria Rotta Assis/Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS) e pela Estância das Acácias, de Aceguá (RS). A prova contou com 286 animais inscritos de 9 criadores e resultou em carcaças dentro do padrão do Programa Carne Angus Certificada. “Tivemos uma participação expressiva de pecuaristas, apresentação de lotes precoces, pesados e muito bem acabados. A maioria dos animais apresentou gordura 3 ou 4, o que mostra o foco no acabamento e o potencial da própria raça em entregar aquilo que o mercado busca”, resumiu a gerente nacional do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes. Além da disputa, o concurso do Marfrig também foi palco de integração e conversa entre produtores, em uma sexta-feira de muita troca de informação.
Já acostumado a vencer nas pistas de julgamento de rústicos Angus, Rogério Rotta Assis, da Estância Tradição, comemorou a premiação obtida com o lote 12, que atingiu pontuação de 94,75 na categoria Angus Definido. Em segundo lugar ficou Aloísio Cantão e outros, de Aceguá (RS), com os animais do lote 01, que alcançaram 88,5 pontos. Em terceiro, vem o lote 3, da Granja 4 Irmãos Agropecuária, de Rio Grande (RS), que somou 82,5 pontos. “O prêmio chega no dia em que comemoramos o resultado fantástico de nosso leilão. É uma vitória que eu não esperava obter com animais a campo, criados a pasto com zero grão”, frisou Rotta Assis, ressaltando a força da genética da Tradição para trabalho direto a campo.
Na categoria Angus Cruzado, a vitória foi para Francisco Grillo Silveira, da Estância das Acácias, de Aceguá (RS), que somou 81,5 pontos ao apresentar o lote 2. Os animais também foram criados integralmente em pastagens, um padrão que resulta de uma boa compra de terneiros de raça e trabalho duro para entregar ao mercado animais de até dois anos entre 550 e 600 quilos. A propriedade, que há alguns anos ainda trabalhava com ciclo completo, decidiu focar na invernada. Atualmente, explica Silveira, esse é o padrão de animais entregues ao mercado. “Não preparamos esse lote para o concurso. Por isso, vencer demonstra que estamos no caminho certo, obtendo animais bem acabados para atingir um romaneio padrão. Esse é um mercado que sempre vai existir e ter muita liquidez”. O segundo e terceiro lugares do Concurso de Carcaças do Marfrig de Bagé foram para o produtor Carlos Guilherme Reinmann, de Hulha Negra (RS). O lote 11 somou 80,25 pontos e o 10, 78,25 pontos.

Crédito: Ana Doralina Menezes
0 comentários on Bagé retorna à rota dos concursos de carcaça e consagra criação a pasto da Estância Tradição e da Estância das Acácias