São Xavier colocará em pista animais Angus e Ultrablack de alta genética

Reprodutores prontos para baterias de centrais de inseminação ou para uso em rebanhos puros serão ofertados pela Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), em leilão virtual no dia 5 de setembro. A propriedade, comandada pelo criador Caio Vianna, colocará em pista 60 animais da raça Angus, sendo 30 machos e 30 fêmeas. A oferta ainda inclui quatro exemplares da raça Ultrablack, sendo um touro e três terneiras, e animais Brangus. A transmissão ocorrerá por meio do Canal do Criador e do Lance Rural a partir das 13h.

Em pista, touros Angus homozigotos pretos devem se destacar por seus ótimos índices, segundo Camilo Vianna, diretor-executivo da São Xavier. A propriedade também colocará à venda cota de 50% do touro Sniper, contratado pela Select Sires. Outras evidências do leilão devem ser três touros participantes da Prova de Eficiência Alimentar Angus 2021 e os primeiros filhos do reprodutor 2284TE, que ganhou o primeiro teste de eficiência promovido pela Angus.

Na raça Ultrablack, o touro 6137 deve se evidenciar. O exemplar é destaque na lista de touros jovens do sumário Natura. “Ele possui excelente avaliação genética, com DEP negativa para peso ao nascer, homozigoto preto e de muito bom fenótipo”, avaliou Vianna. O reprodutor é filho do touro Brangus São Xavier 6058 Fernet, ponta do sumário de Pais Natura e recentemente contratado para bateria da ABS.

Segundo o diretor-executivo, os touros Angus disponibilizados têm desenvolvimento e preparo ideal para desempenharem seu papel a campo. “Eles foram preparados no nosso regime de produção a pasto e essa é característica principal de ganho econômico que buscamos selecionar a fim de diminuir os custos de produção e acelerar o ciclo da pecuária”, ponderou. Os animais possuem avaliação genética, tendo a maioria dos touros ofertados com CEIP e todos os reprodutores Angus e alguns Brangus genotipados. “Buscamos selecionar com muitos critérios ao longo de 72 anos de seleção e hoje usamos das ferramentas e tecnologias disponíveis que nos auxiliem a melhorar nossos índices”, acrescentou.

Para Vianna, o momento vivido pela pecuária é de reconhecimento e profissionalização, o que promove a valorização da genética. “Além disso, estamos em um ciclo de retenção de matrizes e de aumento da produção de terneiros. Com essa conjuntura acreditamos que teremos uma temporada aquecida nos leilões”, afirmou. O remate ficará à cargo das leiloeiras Cambará Remates e Central Leilões.

O pagamento poderá ser feito em 20 parcelas (2+2+2+2+2+10) ou à vista com 7% de desconto. Os criadores também poderão optar pelo Plano Safra (50% à vista e 50% com saldo para 15/04/2022 pelo mesmo valor da batida do martelo ou 100% para 15/04/2022 com 7% de acréscimo). Mais informações sobre o remate podem ser solicitadas por meio dos telefones (55) 98111-6131 – Camilo Vianna e (55) 99910-0134 ou pelo e-mail [email protected] As equipes das leiloeiras também estão disponíveis para eventuais dúvidas.

0 comentários on São Xavier colocará em pista animais Angus e Ultrablack de alta genética