Pergunta para a Katiulci

A tranquilidade e a sensatez com que conduz seu trabalho à frente da Associação Brasileira de Angus são características marcantes da gerente Administrativa e Financeira Katiulci Santos. Formada em Administração, iniciou na entidade como auxiliar em 2006, quando cursava tecnólogo em secretariado, o que, segundo ela, foi decisivo para que o exigente gestor da época, Fernando Velloso, a selecionasse para o cargo. De lá pra cá, estudou, recebeu responsabilidades e, em 2014, assumiu definitivamente a coordenação da área administrativa da Angus. Com 38 anos, acumula 15 de Angus, passando por sete gestões.

Mas quem conhece a Kati sabe que a aparência doce contrasta com uma mulher forte e decidida. Sabendo bem o quer e como quer viver, essa geminiana tem muito sonhos e um projeto de vida tranquila em seu horizonte… pero no mucho. Katiulci adora por o pé na estrada, e não há o que lhe faça sentir mais viva do que estar com os amigos e com a família em uma boa trip. Algo que consegue fazer mesmo no trabalho, já que não são poucas as viagens pelo Brasil e exterior em que representa a Angus. Apesar da dedicação extrema ao trabalho, sabe dividir sua vida com maestria entre o dever e o lazer. Amante das diversidades e da natureza exuberante do mundo, sempre tem um novo destino em seu roteiro. Entre suas próximas paradas – planejadas para assim que a pandemia permitir – estão a Austrália e os Estados Unidos.

Sempre pronta para participar de uma exposição agropecuária, acumula vasta experiência na raça. É ela a responsável pelo relacionamento da Angus com as outras associações e entidades. Também é quem pilota o microfone na maioria das feiras, conduzindo o ingresso de criadores e animais em pista. Um medo que precisou ser superado logo que ingressou na Angus. Apesar de se julgar uma pessoa tímida, a dicção impecável em diferentes idiomas e o conhecimento de causa a credenciaram ao posto. “Com os anos, criamos uma relação próxima com os criadores, porque conhecemos, no dia a dia, suas dificuldades. Nem sempre solucioná-las é uma tarefa simples. Mas trabalhamos diariamente para que a Associação represente esses pecuaristas da melhor forma possível”. E acrescenta que o desafio na Angus é diário, especialmente para manter a entidade e a raça no patamar que alcançaram.

Irmã do meio de uma família cheia de afeto, Katiulci aprendeu desde cedo o significado da palavra união. Foi assim que ela e as irmãs Katiele e Wandrice superaram a perda precoce da mãe Ilizabete. Apesar da dor, conta ela, nunca lhe faltou amor. A avó Maria sempre foi um esteio de alegria e afeto, assim como o ex-marido e amigo Juliano, companheiro de longa jornada. Nos últimos anos, a família ganhou uma alegria extra com a chegada de dois pequenos furacões: os sobrinhos Davi e Joaquim. Por isso, não é raro ver a Dinda Uci – como é chamada na família – com os meninos na beira-rio ou em um dormidão nos finais de semana. Carinho que também dedica ao pai Jorge e às amigas.

Questionada sobre seus feitos à frente da Angus, Katiulci suspira e estampa um sorriso acanhado no rosto. A lista inclui muito trabalho, esforço e senso de equipe, algo que, segundo ela, é essencial para realizar qualquer coisa. “Não há o que eu tenha feito sozinha. O resultado das nossas conquistas foi construído com a ajuda de cada uma das meninas do administrativo, dos outros gestores, da equipe de técnicos, dos diretores e de todos os funcionários e colaboradores da Angus”, ponderou. Para citar algumas, lembra da complexa organização dos Congressos Brasileiros, das festas e dos grandes eventos de fim de ano e da Expointer, que a todo ano chega com novos desafios. Profissional exigente, mas consciente dos limites dos outros e com alto respeito às pessoas com que trabalha, Katiulci é uma administradora dedicada que motiva pelo exemplo. Carrega um trecho da história da Associação na memória e nos HDs que têm na gaveta guardados com zelo. Afinal, não é raro ver alguém citar seu nome quando questionado sobre um fato histórico. Se está em dúvida: “Pergunta para a Katiulci”.

Resguardadas as brincadeiras, só quem está perto dessa gaúcha de Porto Alegre é capaz de entender o crescimento pessoal e profissional trilhado ao lado dos amigos da Angus. Mais do que trabalho, ela representa o afeto necessário para que todo o projeto avance. Parafraseando a canção eternizada na voz de Almir Sater, Katiulci sabe que a vida é breve e que tudo precisa de amor para poder pulsar.

Direto ao ponto
Nome: Katiulci Santos
Idade: 38 anos
Formação: Administração pela Fadergs
Cargo: Gerente Administrativa e Financeira
De: Porto Alegre (RS)
Está na Angus desde: 2006
Para você, Angus é… excelência.
Prato favorito com Angus? Entrecot com cogumelos.

0 comentários on Pergunta para a Katiulci