Aglomeração na hora certa
- Dia 06/05/2021
Apesar de 2020 ter sido um ano de poucos eventos presenciais em função da pandemia, o alento é que a Associação Brasileira de Angus aproveitou intensamente, pelo menos, os primeiros 90 dias para participar de ações com grandes aglomerações. Antes do coronavírus chegar ao Brasil e derrubar a agenda de todo mundo, o time da Angus esteve na AnuFood, em São Paulo (SP), no festival Carne, Pampa & Gente, em Uruguaiana (RS), e no MasterChef Redomão da Lagoa, em Aceguá (RS), além de marcar presença em roteiros gastronômicos no Litoral gaúcho durante o verão.
Uma das vitrines mais importantes para o varejo de alimentação e bebidas do mundo, a AnuFood reuniu investidores em março, na capital paulista, semana antes de iniciar a quarentena. O tradicional evento tem como foco a geração de novos negócios entre empresas nacionais e internacionais. No estande do Programa Carne Angus, o coordenador Maychel Borges e a assistente de marketing, Jandora Alvim Marques, receberam executivos da Turquia, Singapura, Ucrânia, Irã, Peru, China, Coreia do Sul e Arábia Saudita, que buscavam informações sobre a Angus e os frigoríficos parceiros que estão exportando a produção verde-amarela. “Nossa participação na AnuFood mostrou que a carne Angus tem alto potencial para a exportação em diversos países. Estamos atendendo a clientes no mercado interno e externo, ação que reafirma nossa presença nacional e mundial”, destaca a gerente nacional do Carne Angus, Ana Doralina Menezes.

AnuFood atraiu cerca de 2 mil pessoas em São Paulo/ Crédito: Koelnmesse Gmbhstudio F
Nas margens do Rio Uruguai, em Uruguaiana (RS), o Festival Carne Pampa & Gente atraiu 2 mil pessoas, entre produtores e consumidores no dia 7 de março. Com entrada franca e direito a chimarrão ao pôr do sol, shows culturais e um cardápio de primeira a preços populares, o evento reuniu a comunidade ao redor do fogo de forma a valorizar os atributos da carne como alimento saudável.
A ação, que surgiu através da parceria entre a Prefeitura de Uruguaiana, o Sindicato Rural e a Unipampa, também demonstrou a integração entre a Associação Brasileira de Angus e a Associação Brasileira de Brangus. Segundo o presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, a pecuária precisa se unir por projetos que fomentem o consumo de carne e ofereçam ao produtor opções de uso de alta genética em seus criatórios. “Podemos trabalhar com mais força se tivermos estratégias conjuntas”, pondera.
Criatividade, adrenalina, emoção e gastronomia premium foram ingredientes que não faltaram no concurso MasterChef Redomão da Lagoa. A disputa, que em janeiro deste ano completou seis anos, contou com a participação de cozinheiros profissionais e amadores em busca do título de Melhor Prato do Redomão, em Aceguá (RS). Pelo terceiro ano consecutivo, a carne Angus foi a estrela principal do evento. A competição culinária é uma homenagem póstuma à cozinheira Izolina Ferraz, que por 40 anos preparou as refeições na Estância da Lagoa.
Famoso entre criadores de cavalo crioulo, o Redomão da Lagoa reúne participantes de diversos estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rondônia, além de países vizinhos, como o Uruguai e a Argentina. “Essa competição é uma daquelas que foge do trivial, pois temos um contraste entre cozinheiros amadores e chefs de cozinha dando o seu melhor na culinária. A harmonização de temperos e experiências somadas ao nosso produto dão o toque final necessário para mostrar a diversidade que a carne Angus possui no mercado”, comenta Ana Doralina.

Ana Doralina recebeu no estande o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, e o representante da TÜV Guilherme Beil Amado/ Crédito: Jandora Alvim
0 comentários on Aglomeração na hora certa