Genética Angus Nacional é destaque em remate no Mato Grosso Sul

A genética brasileira da raça Angus aqueceu as pistas do Parque de Exposições de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. Bezerros F1 filhos de touros nacionais com excelentes índices em programas de melhoramento tiveram média de R$ 3.435,00 e valorização de R$ 15,70 kg/vivo. Ao todo, 120 exemplares foram ofertados pela Agropecuária Cedron, de Anastácio (MS), no 116º Leilão Aquidauana Corte, na terça-feira (6/4). “Animais pesados, adaptados e muito precoces”, destacou o médico veterinário Ney Conti.

Para o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, o resultado é reflexo da expansão do Angus Nacional no mercado. Em 2020, por exemplo, a comercialização de sêmen nacional foi destaque, abocanhando 23,76% do mercado doméstico, conforme dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). “Temos visto a genética do Angus brasileiro se adaptar muito bem a todos os sistemas de produção do país”. O médico veterinário ainda ressaltou que a valorização em pista traduz o rigoroso trabalho de seleção realizado pelos produtores em busca de animais de excelência. “Quem seleciona e quem oferta esses exemplares para o mercado tem em mãos um grande diferencial”, revelou.

Segundo Conti, a percepção dos distribuidores de genética via sêmen tem mostrado o crescimento da genética nacional em maior intensidade, uma vez que no Brasil Central a raça Angus é bastante utilizada para inseminação artificial. Tanto é que entre as regiões brasileiras, a Centro-Oeste lidera na utilização de sêmen Angus, com 47,58% do total nacional. Entre os estados, o Mato Grosso é o que mais compra sêmen da raça com 18,45%, seguido por Mato Grosso do Sul com 15,88%.

Os animais Angus comercializados no remate são resultado do cruzamento entre as raças Angus e Nelore. Todos são filhos de touros nacionais da bateria da Zebu Fértil, empresa com sede em Campo Grande (MS) e que atua no Brasil e no Paraguai. Na fazenda, alguns lotes chegaram a pesar 250 quilos em média sem qualquer tipo de tratamento especial e em ambiente pantaneiro. “O Angus nacional que a Zebu Fértil comercializa vem de touros criteriosamente selecionados para desempenho, com excelentes dados de ultrassonografia, homozigotos preto e com altíssima fertilidade em IATF”, afirmou Conti. O pregão foi realizado pela leiloeira Marca P Remates.

Crédito: Rural Play/Reprodução

0 comentários on Genética Angus Nacional é destaque em remate no Mato Grosso Sul