Comunicação na cabeça e o campo no coração
- Dia 07/04/2021
De pensamento rápido, perspicaz e sempre com uma ideia pronta para colocar em ação, Jandora Alvim Marques sabe bem a diferença que uma comunicação eficiente pode trazer para projetos dentro e fora da porteira. Pecuarista de criação e publicitária por opção, a assistente de marketing da Associação Brasileira de Angus agregou o conhecimento de quem cresceu na lida da estância em Santana do Livramento (RS) ao ritmo frenético das agências de publicidade da Capital. Carrega mais do que muitas palavras por minuto. Decidida e dona de um humor ácido, a profissional conhece o mundo da carne por dentro mas também debruça-se sobre o perfil do novo consumidor com maestria. Aos 37 anos, a Jan – como é chamada pelos amigos mais próximos – é responsável por coordenar campanhas publicitárias e ações de comunicação e se juntou ao time em 2019 por indicações múltiplas que vieram dos colegas e amigos Luiz Walter Ribeiro e Ana Doralina Menezes.
Natural de Santana do Livramento (RS), a profissional foi morar em Porto Alegre ainda cedo, com quase 18 anos de idade. Jandora estudou Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) até o nono semestre. Fez parte de diversos projetos durante a graduação e trabalhou em agências renomadas da capital gaúcha. Filha de pecuaristas, ela sempre conviveu com a realidade do campo, mas não imaginava que a vida a levaria a trabalhar nesta área. Em 2019, conquistou o diploma do curso de Marketing do Senac. “Decidi trabalhar para a Angus para experimentar algo diferente. Sair da agência e ver a publicidade pela ótica do cliente. Em toda a minha trajetória, estive sempre do outro lado, e isso agrega bastante hoje”, explica.
Quando se juntou ao time da Associação, Jandora conta que se surpreendeu com o tamanho da rede da instituição e com o peso que o nome do Programa Carne Angus Certificada carrega. “A gente enxerga a Angus como uma grande marca, mas ela continua sendo uma associação de raça. Aqui, consegui entender melhor o que me deu sustento a vida toda”, afirma. Para ela, uma tarefa que demanda muito empenho é inovar sempre sem desconstruir tudo o que foi feito até então. “Um dos projetos mais legais que estive envolvida, com certeza, foi o Anuário Angus 2020. Pensamos que ele tinha de ser um livro, contando toda a história deste ano, os impactos da pandemia, a volta das pessoas às fazendas, a reinvenção dos restaurantes. A capa, toda preta, foi outra jogada ousada, mas que ficou muito bacana no final”, detalha.
Outro momento marcante, afirma a assistente, foi acompanhar a palestra da gerente nacional do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, no Encontro de Consultores da Scot Consultoria, em outubro de 2019. O clima estava tenso e Ana era a única liderança feminina entre os palestrantes. Da plateia, Jandora observou a maestria com que a gerente se desvencilhou dos questionamentos e tornou-se o destaque da plenária. “Foi muito bonito ver uma mulher representando a Angus com tanta força em evento majoritariamente masculino. Foi um momento que mexeu com o coração”, lembra.
Apaixonada por viajar e conhecer o mundo, Jandora diz que sua única vontade para o futuro é ver sua família, que chama de porto seguro, bem e com saúde. “Hoje, eu moro há mais tempo em Porto Alegre do que já morei em Santana do Livramento. Mas, quando viajo para lá, eu sempre digo que estou indo ‘para casa'”, conta. Confiante de que a pecuária brasileira tem um longo caminho a ser percorrido, ela é categórica: “Há um futuro promissor, mas ainda temos muito trabalho pela frente!”
Direto ao ponto
Nome: Jandora Alvim Marques
Idade: 37 anos
Formação: Marketing
Cargo: Assistente de Marketing
De: Santana do Livramento (RS)
Está na Angus desde: 2019
Para você, Angus é… qualidade, comprometimento e referência.
Prato favorito com Angus? Fraldinha Angus na brasa com pão de alho.
0 comentários on Comunicação na cabeça e o campo no coração