Da certificação à gerência nacional

Estudo, dedicação e entusiasmo. Essas três palavras acompanham a rotina da médica veterinária Ana Doralina Menezes, 44. Presente desde a criação do Programa Carne Angus Certificada, há 18 anos, a profissional iniciou sua trajetória como certificadora de desossa no frigorífico Mercosul, primeiro parceiro do programa no Rio Grande do Sul. O caminho até a Angus começou ainda quando morava a 12.213 km de distância do Brasil, na Nova Zelândia. Foi na ilha que Ana Doralina teve contato com o técnico Luiz Walter Ribeiro, responsável por indicá-la para a vaga e instigá-la a conhecer o novo projeto que estava sendo desenvolvido pela Associação Brasileira de Angus. Quando retornou ao país natal, a profissional foi entrevistada por Fernando Velloso e Marcia Barcellos, que estavam à frente do programa na época. De lá para cá, Ana Doralina assumiu a supervisão e coordenação dos abates e produções certificadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 2019, foi designada como gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada.

Olhando para trás, Ana Doralina relembra um caminho árduo e cheio de obstáculos, que precisaram ser vencidos um a um. No ano de 2003, atuando como certificadora, ela fez a primeira produção para o Grupo Zaffari. O pedido, feito com cuidado e revisão de cada peça, acabou sendo devolvido porque os cortes estavam fora do padrão do estabelecimento. Foi nesse momento que a profissional decidiu mergulhar na rotina do frigorífico Mercosul para entender todos os detalhes e processos que envolvem a qualidade de uma carne premium. “Assim nosso trabalho começou a dar frutos. Começamos com duas lojas e passamos para quatro, oito, dez e seguíamos crescendo. Era o sinal que havíamos chegado ao padrão exigido. Quando me dei conta, já estávamos organizando equipes para iniciar a certificação em outras unidades do Frigorífico Mercosul, que mais adiante tornou-se a Marfrig”, conta.

Quando passou a ser coordenadora em 2014, Ana Doralina precisou vencer uma série de desafios dentro das indústrias, como febre aftosa, abates reduzidos e mudanças no pagamento de bonificação aos produtores. No entanto, todas as dificuldades foram superadas e a profissional pode auxiliar, ao lado da Angus, no crescimento da pecuária brasileira, mudando conceitos, integrando a cadeia produtiva e agregando qualidade e valor à carne bovina do país. “A Angus é responsável por grande parte da minha vida profissional, por isso tenho uma relação de dedicação e amor pelo que faço”, explica.

À frente da gerência nacional do Programa Carne Angus, Ana Doralina recebeu a oportunidade de representar os produtores rurais, coordenar todas as equipes dos frigoríficos, trabalhar em prol da cadeia produtiva e rodar o Brasil para garantir um produto de alta qualidade ao consumidor. Atualmente, o programa tem 38 unidades frigoríficas certificando em 11 estados brasileiros. Essa dedicação acaba gerando frutos positivos para a Angus, que fechou o ano de 2020 batendo a marca histórica de Carne Angus Certificada enviada ao mercado externo. De janeiro a novembro do ano passado, foram exportadas 531.528 toneladas de Carne Angus. “Conquistas como essa mostram nossa força no mercado, conseguimos nos posicionar mesmo em um ano de pandemia. São números que ajudam a agregar valor à bovinocultura do Brasil”, argumenta.

Natural de Santana do Livramento (RS), Ana Doralina vive hoje no município de Bagé, localizado na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul. Formada em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), em 2002, fez especialização em Gestão em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-URCAMP) e em Produção, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de se dedicar ao trabalho, a profissional também reserva um tempo precioso para o marido Raul Abreu e os filhos Florencia, de 10 anos, e Martín, de 3. Os quatro também dividem o carinho com três cachorros da raça border collie: Nega, Blanca e Cookie. Nas horas vagas, a família gosta de aproveitar a estância, revisando o gado, andando a cavalo e lidando com as ovelhas. “Lá encontro minha essência, recarrego minhas energias e busco ensinar aos meus filhos o que é o nosso trabalho, o amor e respeito pelo campo, animais e meio ambiente”.

Direto ao ponto
Nome: Ana Doralina Menezes
Idade: 44 anos
Formação: Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP)
Cargo: Gerente Nacional
De: Santana do Livramento (RS)
Está na Angus desde: 2003
Para você, Angus é… paixão, dedicação e resultado
Prato favorito com Angus? Assado de tiras Angus acompanhado de queijo parrillero

0 comentários on Da certificação à gerência nacional