O papel das raças e dos cruzamentos na produção de carne bovina

A importância das raças e dos cruzamentos na produção de carne bovina. Esse foi o tema abordado pelo médico veterinário e gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, durante encontro virtual da XV Jornada Nespro (Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva) nesta quinta-feira (1/10). Com transmissão direta do parque Assis Brasil, em Esteio (RS), onde acontece a Feira Virtual de Animais, o debate contou ainda com a participação do professor da FZEA/ USP José Bento Sterman Ferraz e do presidente do conselho técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Aldo José Tavares dos Santos.

Pivato defendeu a crescente demanda global por alimentos produzidos de forma sustentável e com rastreabilidade. “Os consumidores estão mais atentos a questões relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, sanidade e bem-estar animal. Eles desejam saber qual é a procedência dos produtos que estão em sua mesa e isso deve ser incorporado desde o início da produção”. O médico veterinário discorreu também sobre o papel que a Angus vem assumindo na produção de carne de qualidade no Brasil e sobre a importância da aproximação com todos os elos para o melhoramento genético dos animais e do produto final.

Na ocasião, o gerente de fomento apresentou a expansão da raça no país. Hoje, a Angus está presente em 26 estados brasileiros. Além disso, destacou o crescimento de 41,6% de sêmen nacional no primeiro semestre de 2020 e a representatividade de 32% das vendas do sêmen nacional perante o importado. Ele apontou ainda índices da raça Aberdeen Angus para as características de ganho de peso e carcaça.

Realizada por NESPro/UFRGS, A Revista do Criador (AG) e Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), a XV Jornada Nespro reuniu pecuaristas, famílias, estudantes, pesquisadores e interessados pelo agronegócio em diversos debates nos dias 1 e 2 de outubro.

Crédito: Reprodução Expointer

0 comentários on O papel das raças e dos cruzamentos na produção de carne bovina