Treinamento anual do Programa Carne Angus reúne mais de 50 técnicos em ambiente virtual

Durante três dias, os 53 certificadores e inspetores do Programa Carne Angus Certificada participaram de palestras virtuais no treinamento anual da equipe. O encontro, que iniciou na última segunda-feira (6/7) e finalizou quarta-feira (8/7), abriu espaço para temas como os procedimentos necessários para alcançar altos níveis de qualidade nas carcaças, genética, genômica e os projetos da Associação Brasileira de Angus. “Somos o maior programa de certificação do país e estamos presentes em 11 estados brasileiros, por isso, o nivelamento da equipe é fundamental para mantermos os nossos critérios ativos”, afirmou a gerente nacional do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes.

Além de o treinamento ter acontecido pela primeira vez de forma on-line, o encontro também teve a participação do setor de fomento da Angus. Segundo o gerente de fomento, Mateus Pivato, a participação traçou as novas metas de sinergia da Associação e da Carne, que trabalham intensamente para unir todos os elos da cadeia. “Nossa principal função é fazer com que os produtores rurais entreguem a melhor matéria-prima para os técnicos certificarem, mas também é importante que todas as equipes estejam capacitadas para suprir as necessidades dos criadores de norte a sul do país”, ponderou Pivato, que também palestrou sobre os trabalhos e projetos que vêm sendo efetuados pelo setor.

Outra participação que elevou o nível do encontro de técnicos foi a palestra da professora e pesquisadora Angélica Pereira, do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Universidade de São Paulo (USP). A convidada apresentou os critérios técnicos que são responsáveis por interferir na qualidade da carne, como marmoreio, precocidade, uniformidade, nutrição, manejo e abate. “Os programas de certificação são importantes porque vendem confiança para o consumidor”, ressaltou Angélica. Para ela, a pandemia deve mudar a relação de consumo das pessoas, trazendo mais valorização para biosseguridade, sanidade animal e rastreabilidade.

O treinamento anual foi realizado através de uma plataforma on-line, onde os participantes precisaram percorrer uma trilha de desafios sobre o Programa Carne Angus para conquistar o seu certificado. De acordo com Ana Doralina, o formato foi muito bem recebido pela diretoria e colaboradores da Angus, podendo ser repetido para os próximos anos. “Dessa forma, conseguimos reunir nossos técnicos, que estão espalhados por todo o Brasil”, enfatizou.

Crédito: Jandora Alvim

0 comentários on Treinamento anual do Programa Carne Angus reúne mais de 50 técnicos em ambiente virtual