Encontro anual de técnicos 2019
- Dia 09/04/2020
As reuniões anuais de técnicos da Associação Brasileira de Angus vêm se consolidando como momentos de integração e muita troca de experiências. Depois de um circuito em Água Boa (MT) repleto de aprendizados em 2018, o roteiro de 2019 contou com alinhamento diferenciado, reunindo corpo técnico, equipe do Carne Angus e integrantes da diretoria em Santana do Livramento (RS). O encontro marcou a apresentação oficial da administração empossada em janeiro às equipes de campo, ocasião em que houve detalhamento de projetos e novas metas. Também participaram da reunião os funcionários e a coordenação da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), em um movimento claro de aproximação das entidades.
Ao lado dos colegas de diretoria, o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekasnki, reforçou o compromisso com o trabalho conjunto. “Quando fiz o encontro de técnicos no meu rancho em Itaiópolis, em 2017, entendi que o corpo técnico é o mais importante em qualquer raça. O trabalho de vocês é essencial para a evolução da raça.” E garantiu que sua gestão será marcada pelo enfrentamento de conflitos, um movimento que precisa diretamente da colaboração dos inspetores técnicos a campo. “Temos de olhar para os problemas. E quem vai identificar e sugerir soluções são vocês. Estou aqui para ouvir”, pontuou, ao lado dos diretores Caio Vianna, Márcio Sudati, Milton Martins Moraes Filho, Felipe Cassol e Ignacio Tellechea.
Vice-presidente da Angus, Caio Vianna lembrou a importância dos técnicos no contato com os criadores e com os agentes do Programa de Carne. “Queremos que fique claro que buscamos a aproximação entre o programa de Carne e o pessoal de campo, porque o Carne Angus não funciona se não tiver gente no campo fomentando e orientando o produtor para que chegue ao mercado o produto que consagrou a marca Angus internacionalmente. Não podemos dividir, temos de somar”, disse o pecuarista, lembrando que 40% das carcaças Angus que chegam ao frigorífico ainda são descartadas por deficiência de acabamento, um trabalho que pode ser corrigido com orientação técnica de manejo.
O novo diretor do Programa Carne Angus, Milton Martins Moraes Filho, disse que aceitou o desafio de integrar a diretoria para promover uma maior aproximação entre a Associação e os usuários da genética Angus, uma vez que trabalha com engorda. “A carne Angus está firme. Todos os que passaram aqui fizeram um bom trabalho, mas vamos buscar esses animais que estão ficando para trás”, garantiu.
Na ocasião, também foi apresentada oficialmente a nova gerente do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes. Em um discurso emocionado, a médica veterinária lembrou a sua história de 16 anos de dedicação à Associação Brasileira de Angus, que começou “no chão de fábrica”, acordando cedo para integrar a equipe da Angus na linha de abate. “Se trabalharmos juntos, unidos, seremos mais fortes. Precisamos de uma mudança de trabalho. Somos todos Angus e assim devemos pensar”, pontuou em sua primeira fala oficial após assumir o cargo de gerente nacional.
O encontro ainda foi momento de apresentação de projetos e alinhamento de informação entre as equipes de campo e do carne Angus. O coordenador do Carne Angus, Maychel Borges, fez uma explanação detalhada sobre os números do programa e as demandas nas diferentes regiões do Brasil. Dzyekanski pontuou que a proposta foi aproximar as equipes e mostrar que é preciso trabalhar de forma conjunta para o bem da raça, incluindo a colaboração dos inspetores técnicos em possíveis demandas de campo que surjam de usuários do Carne Angus.
Ao fim do encontro em Santana do Livramento, o corpo técnico da Associação Brasileira de Angus foi ao Uruguai participar do World Angus Secretariat (WAS 2019), primeiro roteiro internacional das equipes de campo. (Veja mais sobre o evento nas páginas 30 e 31).
Você encontra esse e mais conteúdos do Anuário Angus 2019 aqui.

Crédito: Carolina Jardine
0 comentários on Encontro anual de técnicos 2019