Festa na Expointer 2019

A tradicional participação da raça Angus na Expointer ficou marcada por uma noite especial. O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) foi palco da festa de confraternização pelos feitos do ano e da entrega de prêmios aos destaques da temporada. Criadores, familiares e parceiros da Associação Brasileira de Angus reuniram-se na Pista B e aproveitaram a noite, que contou com música ao vivo, aperitivos e, claro, muita carne Angus.

Antes de abrir a cerimônia de entrega dos troféus, o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, quebrou o protocolo por um bom motivo. Desceu do palco para saudar os presentes e justificou: “A Associação tem de ficar junto dos criadores, e não em nível superior. A Angus é dos seus sócios”, afirmou. Dzyekanski ainda chamou os colegas de diretoria para demonstrar “que o trabalho é feito a várias mãos”.

Uma das principais honrarias da noite reconheceu a Cabanha Santa Joana, de Santa Vitória do Palmar (RS), com o Mérito Genético 2019. O criador Ulisses Amaral recebeu o troféu, pela sexta vez, das mãos do presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Ignacio Tellechea. Também foram entregues os prêmios aos vencedores do Ranking de Criadores e Expositores de 2019. A Fazendas Reunidas Pansul/Cabanha São Marco, de Itapeva (SP), venceu o Ranking Nacional de Criadores e Expositores de argola. Já o título no Ranking Nacional de Rústicos foi para a Cabanha Soldera, de Irmãos Soldera Agropecuária, de Panambi (RS).

A confraternização ainda foi momento de distribuir cheques-presente. Os vencedores dos grandes campeonatos realizados nas exposições nacionais de 2019 receberam produtos e serviços das empresas parceiras, como vermífugo, herbicida, doses de sêmen, prenhezes de FIV e congelamento de sêmen das empresas participantes do projeto. A ação teve apoio de Genex, Seleon Biotecnologia, Corteva Agriscience, Ourofino, BRGen e Alta/Progen. Na Expointer, o time ainda foi reforçado pelo Banco Sicredi, AgroBella, Allflex e Solução Genética. Durante a cerimônia, a associação ainda prestou um reconhecimento especial aos frigoríficos parceiros do Programa Carne Angus Certificada.

Vitória da sustentabilidade

A noite marcou um passo importante para a Associação Brasileira de Angus. Dzyekanski anunciou a homologação do Selo de Sustentabilidade da Angus pelo Ministério da Agricultura. Com o novo status, a associação está autorizada a certificar qualquer propriedade criadora da raça, consagrando-se como a primeira entidade a conquistar o feito no país. “Enquanto o mundo todo se preocupa com o aumento das queimadas na Amazônia, a Associação Brasileira de Angus dá o exemplo e se torna referência”, afirmou o presidente.

Para fechar, Dzyekanski agradeceu aos parceiros presentes e reforçou as ações conjuntas para o sucesso da raça. A programação da feira neste ano contou com parceria da Genex, patrocínio do Banco Sicredi e da empresa AgroBella e apoio da Allflex e da Solução Genética.

Homenagem a inspetores técnicos

Durante a festa de premiação, a Associação Brasileira de Angus prestou homenagem a dois de seus inspetores técnicos mais experientes que se aposentaram em  2019: o médico veterinário Aristorides Ribeiro de Melo e o zootecnista Tito Mondadori.  Natural de Lages (SC), Aristorides Ribeiro de Melo fez muito mais do que transmitir ensinamentos aos colegas. Com quatro décadas de dedicação à profissão, também cuidou com esmero dos quatro mil hectares da fazenda da família.

O zootecnista Tito Mondadori recebeu reverência pela atuação em prol da raça e por ter colaborado com a formação de dezenas de profissionais na lida da Angus. Incansável, o pecuarista natural de Itaqui (RS) foi jurado nas pistas mais aclamadas da raça, evoluindo com a Angus e expandindo horizontes para novos cruzamentos. Mondadori trabalhou em diferentes estados brasileiros e, inclusive, deu consultoria no Paraguai. Empolgado com o lançamento do Programa Carne Angus Certificada, passou a atuar nos rebanhos do Brasil Central e da Região Sudeste focados na produção de gado meio-sangue.

Você encontra esse e mais conteúdos do Anuário Angus 2019 aqui.

Crédito: Gabriel Olivera

0 comentários on Festa na Expointer 2019