Raça turbina novos projetos
- Dia 27/03/2020
A palavra Angus transcendeu o universo da pecuária. Hoje, Angus é carne, mas também é grife, é sinônimo de qualidade e, também, de negócios lucrativos. E tem gente que investiu no novo conceito e vem surfando em um mar azul. Uma das novidades é a rede de franquias Stockyards Angus Sandwich, braço do grupo VPJ, do empresário e criador Valdomiro Poliselli Jr. Inspirada nas raízes do velho oeste americano, traz ao Brasil o estilo Western Food com lanches que priorizam a qualidade da carne dos ingredientes a preços atrativos. Um dos carros-chefes do cardápio é a Carne Angus Certificada produzida pelo próprio grupo VPJ. E isso fica claro já na chegada ao restaurante. Com o cardápio na mão, o cliente pode escolher se quer um lanche produzido com Carne Angus Certificada ou se deseja um corte Angus Gold, indicado pelo selo do Programa a Carne Angus que atesta, além das qualidades tradicionais dos cortes da raça, o grau de marmoreio das carcaças e a área de olho de lombo, entre outras características.
Basta uma visita pelo interior paulista para conferir o avanço do projeto, que atualmente já está estabelecido em Jaguariúna, Paulínia, Ribeirão Preto, Mogi Mirim, Americana e Piracicaba. Com estrutura enxuta, o modelo de negócio prevê uma franquia acessível com investimentos a partir de R$ 550 mil, e a meta é instalar 300 unidades em dez anos.
O foco na qualidade da matéria-prima também é o mote da Rede Madero, um verdadeiro sucesso nacional no setor alimentício. Com restaurantes em 18 unidades da federação, sendo 53 inauguradas em 2019, o grupo se orgulha de ser detentor da maior parte dos estabelecimentos exatamente para manter a qualidade do que serve a seus clientes. Engajada na qualidade dos cortes Angus, a rede entrou no time de credenciados da Angus Beef Week 2019, circuito gastronômico que, neste ano, teve agenda em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Segundo o vice-presidente do Grupo Maderno, Rafael Mello, estar ao lado da Angus nessa ação é um privilégio. “Foi uma experiência maravilhosa. A ideia era exatamente aproximar o cliente de produtos de qualidade e desmistificar a ideia de que os cortes Angus são muito caros. Muito pelo contrário. O custo-benefício é excelente em um produto com sabor, textura e marmoreio deferenciados.”
Em Porto Alegre, outro empreendimento que se consolidou ao lado da força da marca Angus foi o restaurante Fazenda Barbanegra. Após seis anos de parceria com a Associação Brasileira de Angus, o estabelecimento vem explorando outro nicho: os cursos de assado. Segundo o empresário e proprietário do Barbanegra, Roberto Majó de Oliveira, a ideia surgiu do desejo de contar para clientes como se trabalha dentro do restaurante. “Envolver a Angus nesse processo foi essencial para que as pessoas entendam que comprar carne não é uma coisa tão simples. Quando a gente encontra a marca Angus na embalagem, é preciso entender que o processo é mais amplo e complexo, e a gente explica as razões pelas quais vale o investimento”, conta o proprietário do Barbanegra, onde 100% da carne servida é Angus. Segundo ele, isso ofereceu uma “rotina de qualidade” reverenciada pela clientela. “Carne não se transforma no frigorífico e muito menos no restaurante. É um processo mais complexo e mais longo que vem desde as fazendas”, pontuou.
Outro empreendedor que vem se baseando na força da Angus para construir seu projeto de vida é o criador Eduardo Frederici, de Bariri (SP). Visando atender à demanda por genética de pequenos criadores que querem usar Angus, mas não têm recursos para adquirir matrizes e reprodutores, ele abriu, em abril deste ano, o EmbryoBR. A ideia é oferecer embriões puros Angus prontos para uso. “Percebemos que existe um nicho de criadores que tem dificuldade para ter acesso à genética de ponta e chegar em leilão e comprar animais”, ressaltou. Além disso, está dando início a testagens para, em breve, oferecer os primeiros embriões da raça Ultrablack ao mercado.
Você encontra esse e mais conteúdos do Anuário Angus 2019 aqui.

Crédito: Carolina Jardine
0 comentários on Raça turbina novos projetos