Família premiada: em 2017, Groselha venceu na Barriga da mãe e, em 2019, retomou o título com promessa no ventre
- Dia 27/03/2020
Carregar a faixa verde-amarela de grande campeã de uma Expointer é um feito para poucos animais. Mas desfilar duas vezes como a vaca São Bibiano Daddy 7926, conhecida entre os cabanheiros como Groselha, é um caso raro. No ventre da mãe em 2017, ela disputou o grande campeonato e, mesmo sem saber de nada, deu sua colaboração ao encher a vaca São Bibiano Daddy 7524 TE Zorzal, a Pitanga, que se sagrou grande campeã daquele exposição.
Exatos dois anos depois, Groselha volta a Esteio (RS) formosa e com suas próprias patas desfilando pela Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil. Fazendo valer sua herança genética campeã, ganhou mais uma faixa para a coleção da família, garantindo a vitória da genética da Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana (RS), um dos mais tradicionais criatórios Angus do Brasil. “Ela tem um equilíbrio bárbaro porque balanceia feminilidade, musculatura e estrutura. É um animal de grande harmonia”, explicou, impressionado, o jurado argentino Lucas Lagrange.
Mas essa história de família não termina aqui. Groselha venceu prenha e, menos de uma semana depois de deixar a Expointer, pariu sua cria. O terneiro preto Jambo já está sendo paparicado pela equipe da São Bibiano. Com cocho reforçado e adestramento de primeira, ele promete honrar a genética, quem sabe, já nas pistas de 2020, espera Marcelo Pons, responsável técnico pela propriedade.
Veterano nos julgamentos da Angus, o pecuarista Antônio Martins Bastos Filho, saiu da Expointer 2019 realizado: “Foi uma das melhores representações da minha vida”. Isso porque a propriedade deixou Esteio também com o título de grande campeão, com o reprodutor São Bibiano Insight 7811, coincidentemente touro meio-irmão da grande campeã, já que ambos são filhos do reprodutor PVF Insight 0129.
A alegria que se viu nas pistas de julgamento da Expointer 2019 também ecoou nos demais eventos da raça. A exposição foi marcada por uma ampla agenda de eventos voltados à confraternização dos criadores e à valorização da Carne Angus Certificada. Teve happy hours, Assado do Bem, noite do hambúrguer e até uma edição especial de Ô Churras, evento gastronômico realizado na Pista do Gado Leiteiro e que reuniu mais de 250 pessoas em uma grande ode ao assado. Mas os eventos seguiram com show de Os Serranos em pleno estande da Associação Brasileira de Angus e com a festa de confreternização do ano. Até então realizada em dezembro, a comemoração veio para dentro da mais tradicional exposição da raça de forma a incentivar maior adesão de seus criadores.
Na área técnica, a Expointer também foi momento de palestras sobre seleção e melhoramento, apresentações na Vitrine da Carne e o seminário realizado em conjunto com o Canal Rural e que avaliou os rumos do consumo de carne. Entre as novidades da mostra, destaque também para a primeira exposição de animais Ultrablack do Brasil, com participação de dois criatórios e dez animais.
Você encontra esse e mais conteúdos do Anuário Angus 2019 aqui.

Crédito: Gabriel Olivera
0 comentários on Família premiada: em 2017, Groselha venceu na Barriga da mãe e, em 2019, retomou o título com promessa no ventre