Foco na gurizada do agro

Conscientes de que os rumos da raça Angus e do agronegócio nacional estarão, em poucos anos, nas mãos de uma turminha que ainda nem largou os tratorzinhos e as bonecas, a Angus Jovem (AJ) abriu uma nova linha de ação em 2019: é hora de ganhar a criançada. Para isso, organizou durante a 93º Expofeira de Pelotas, em outubro, uma blitze para entrega de balas e biscoitos com o recado “Isso também é Agro”. O evento, que contou com brincadeiras e rodas de conversa, deve ganhar novas ações nos próximos meses. “Nossa ideia é visitar escolas e levar informação a esses jovens e crianças que hoje, infelizmente, estão recebendo dados incertos sobre o que é a produção agro”, contou a supervisora-geral da Angus Jovem no Sudeste do RS, Sofia Bonilha.

Engajada na agenda jovem da raça, a galera também botou em prática o Encontro Técnico + Produtor, projeto que contou com palestras técnicas em diferentes assuntos ao longo do ano, como mercado da exportação, nutrição e sanidade animal. As reuniões foram realizadas no Núcleo de Criadores de Angus de Pelotas e ainda permitiram arrecadação de alimentos não perecíveis para doações a instituições carentes.

Para os jovens do AJ, além de um espaço de companheirismo, o grupo é visto como um local para aprender e crescer profissionalmente. “É um ambiente onde me sinto em casa, onde se tem a troca de experiência e convívio anual, se aprende e evolui bastante”, contou Rodrigo Reis, integrante da Angus Jovem.

O ano também foi intenso na região da Campanha. Por lá, a Angus Jovem realizou, durante a 107º  Expofeira de Bagé, o primeiro Palestrangus. Na ocasião, o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, e o supervisor da Genex Sul, Marcelo Marona, ministraram palestras sobre melhoramento genético e as diferenças entre a utilização da inseminação artificial e a monta natural.

Outra agenda organizada pelo grupo em 2019 foi a palestra da gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, em outubro, durante a FarmShow de Dom Pedrito. Com o apoio da Comissão de Jovens do Sindicato Rural de Dom Pedrito, o evento reuniu 250 pessoas.

Para fechar o ano com chave de ouro, no dia 12 de novembro, o grupo promoveu o segundo Palestrangus do ano, que contou com uma apresentação sobre Integração Lavoura-Pecuária ministrada pelo sócio e proprietário da Estância Formosa, Ronaldo Cantão. Ao final, uma degustação de carne Angus certificada encerrou as atividades anuais do grupo.

Para 2020, a ideia é realizar ao menos cinco eventos com palestras em diferentes cidades, além de uma Gira Técnica. “Nosso maior objetivo é levar o conhecimento sobre a Raça Angus para o maior número de pessoas e também gerar espaços em nossos eventos para a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais, produtores e estudantes. A cada ano, crescemos juntos”, contou o coordenador da Angus Jovem Região da Campanha, Antônio Cantão.

Você encontra esse e mais conteúdos do Anuário Angus 2019 aqui.

Crédito: Cecilia Lopes

Compartilhar
0 comentários on Foco na gurizada do agro