Acabamento e padronização surpreendem no Concurso de Carcaças do Frigorífico Silva

Com duas etapas e 390 animais abatidos, o Concurso de Carcaças Angus do Frigorífico Silva elegeu a Agropecuária Ribeirão, de Chapada (RS), como vencedora nas categorias Macho e Fêmea Angus definido. A última prova do concurso foi realizada na sexta-feira (6/12), em Santa Maria. As duas etapas somaram 16 lotes participantes de nove propriedades. Nos machos, o primeiro lugar ficou com o lote 8, que marcou 96,81 pontos com média de 290,21 quilos. Já as fêmeas vencedoras foram do lote 7, com 92,25 pontos e média de 260,95 quilos. A competição iniciou em julho deste ano com sua primeira fase.

De acordo com o sócio da Agropecuária Ribeirão Douglas Rietjens, o reconhecimento do concurso veio para satisfazer a propriedade. Para ele, o investimento em genética é o diferencial. “Não olhamos os custos. Priorizamos o melhor”, afirma. O lote dos machos contou com 22 animais e o das fêmeas, 20.

Já na categoria Cruza Angus, a Agropecuária Nemitz, de Manoel Viana (RS), se consagrou no primeiro lugar com o lote 9, formado por 25 animais, que marcaram 88,53 pontos e média de 251,66 kg. Segundo a sócia da propriedade, Carla Nemitz, o prêmio é resultado de um trabalho que busca incansavelmente a qualidade na raça. “É o reconhecimento dos investimentos em genética, acabamento e nutrição”, afirmou. Segundo o diretor do Frigorífico Silva, Ivon Silva, o concurso deste ano aumentou a animação para a próxima edição, que deve fortalecer ainda mais a relação dos produtores junto ao frigorífico. “O novo formato foi positivo e a qualidade dos animais que recebemos também foi bastante alta”, ponderou.

Para a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, a qualidade dos animais participantes da edição surpreendeu a todos. “Animais extremamente jovens, padronizados, bem acabados e com desenvolvimento muscular, o que reflete justamente em maior rendimento e cortes de qualidade”, disse. Para ela é uma grande satisfação perceber, na prática, o quão rentável a raça Angus pode ser em diferentes sistemas produtivos.

Crédito: Marilia Bonini

Crédito: Marilia Bonini

Compartilhar
0 comentários on Acabamento e padronização surpreendem no Concurso de Carcaças do Frigorífico Silva