Fazenda Brasil Florestal é destaque na expofeira de Chapecó

A primeira edição da BoviExpo, expofeira de Chapecó (SC), foi palco da dobradinha da Fazenda Brasil Florestal, de Itaiópolis (SC), durante o julgamento dos machos na última sexta-feira (08/11). A propriedade do criador Nivaldo Dzyekanski faturou o título de grande campeão e reservado de grande campeão com o touro sênior BF Itanhomi da Brasil Florestal TE653 e com o touro jovem BF Kuã da Brasil Florestal MN816, respectivamente. O terceiro melhor macho da disputa foi o exemplar 685 Priority da Fazenda Água Boa, propriedade de Nelson Serpa em Campos Novos (SC).

Para Dzyekanski, o resultado da exposição veio para coroar o trabalho realizado na propriedade. “O nível da genética de SC está muito elevado, visto que o Estado tem uma das melhores genéticas do Brasil”, disse, ressaltando que a pista foi bastante  concorrida. “Receber esses títulos foi muito importante e nos mostra que estamos no caminho certo”.

Entre as fêmeas, a Cabanha Floripana (Urupema/SC), da criadora Stephany Martins Melo dos Santos, garantiu o título de grande campeã com a matriz Floripana TEI266 Bismarck. A reservada de grande campeã é a fêmea TE 317H da 3 Marias – Bismarck da 3 Marias Agronegócios, propriedade do criador Dorival Carlos Borga em Videira (SC). Já a matriz Renascença 708, da Fazenda Água Boa, garantiu o título de terceira melhor fêmea da competição.

A qualidade dos animais avaliados era indiscutível, afirmou o jurado Antônio Francisco Chaves Neto. “O que decidiu os grandes campeões foram pequenos detalhes. A fêmea estava em estado avançado de gestação e se apresentou muito bem”, contou Toninho. De acordo com o jurado, o grande campeão se destacou pelo peso, profundidade e precocidade. “Mesmo sendo um touro pesado ele tinha leveza ao caminhar”.

A expofeira de Chapecó encerrou no sábado (09/11) com um remate que leiloou diversos animais. Entre eles, dois touros do criador Nelson Serpa que foram comercializados e tiveram média de R$ 17,71 por quilo. Os animais foram adquiridos por Vani Donini e Ricardo Lunardi.

Foto: Samuel de Bortoli

Compartilhar
0 comentários on Fazenda Brasil Florestal é destaque na expofeira de Chapecó