Pelotas sedia exposição e leilões chancelados Angus

A raça Angus promete mais um ano de presença marcante na agenda da 93ª Expofeira de Pelotas (RS), de 7 a 13 de outubro. A programação da 14ª Exposição Angus de Pelotas começa na terça-feira (8/10) com a admissão dos animais e segue com julgamento de rústicos e leilões chancelados pela Associação Brasileira de Angus.

A partir das 9h de quarta-feira (9/10), 20 trios de touros passarão pela avaliação do médico veterinário Aldo Tavares. Após o julgamento, haverá confraternização e entrega dos prêmios na sede do núcleo da região.

A expectativa é grande em torno da qualidade do gado que estará à mostra no Parque da Associação Rural de Pelotas. “São animais bem preparados, de cabanhas que têm os melhores touros do sumário e com anos de genética”, projeta a presidente do Núcleo Sudeste de Criadores de Angus, Claudia Talavera.

A exposição contempla dois remates chancelados pela Associação Brasileira de Angus. O Leilão Santa Eulália, que será realizado na sexta-feira (11/10), às 18h, colocará em pista 40 touros PO e PC de 2 e 3 anos e cinco ventres PO de 2 anos. Também serão ofertados três touros da Cabanha Puruã, de Pelotas (RS). No domingo (13/10), será a vez do Remate Só Angus, que vai comercializar 100 touros vermelhos e pretos e 50 ventres vermelhos e pretos dos criatórios Albardão, Santa Amélia, Santa Joana e Tradição.

A programação da feira ainda inclui o leilão da Cabanha Recalada, às 19h de quarta-feira (9/10), que ofertará 30 touros e 20 ventres Angus. O remate terá transmissão ao vivo pelo Lance Rural.

Para fechar, o Núcleo Angus Jovem Sudeste promoverá, no domingo, o 2º Concurso Jurado Jovem, ministrado pelo inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus Fábio Azeredo. Os participantes vão avaliar exemplares da raça e entender na prática critérios importantes para a avaliação e seleção de touros Angus.

 

Compartilhar
0 comentários on Pelotas sedia exposição e leilões chancelados Angus