Raça Angus pronta para mais uma Expoutono
- Dia 23/04/2019
Considerado um dos mais importantes eventos da pecuária gaúcha, a Expoutono de Uruguaiana está pronta para receber animais dos criatórios mais tradicionais da Angus no Rio Grande do Sul. A participação da raça inicia nesta quarta-feira (24), com o ingresso de animais de argola, na sede do Sindicato Rural do município. A admissão dos exemplares acontece no dia 25/04, às 9h.
O inspetor técnico da Angus, Renato Paiva, destaca a importância da exposição, que funciona como vitrine para a Expointer. “Uruguaiana é o berço da Angus e foi no município que fundamos a associação dos criadores da raça”, pontua.
O julgamento dos exemplares de argola está previsto para o dia 26/04, às 9h, e os animais rústicos, na mesma data, às 14h. Neste ano, a escolha dos melhores animais terá o olhar apurado do jurado argentino Carlos Ojea. “Carlos é renomado e reconhecido internacionalmente. É quem mais avalia exposições nacionais”, destaca o inspetor.

Palestras – A importância e a aplicabilidade prática da seleção e do melhoramento genético voltado para a raça Angus serão foco do curso que a Associação Brasileira de Angus promove na Expoutono. As palestras ocorrem no dia 25/04, a partir das 18h. “Nosso intuito é traduzir o que fazemos no dia a dia para que acadêmicos tenham uma visão prática das tarefas realizadas na pecuária”, comenta o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, que irá ministrar o curso sobre melhoramento genético. Segundo Pivato, a intenção é fazer com que os participantes entendam o que são, para que servem e como os índices de melhoramento genético podem ser aplicados no dia a dia da criação da raça.
Para a gerente do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, que falará sobre seleção para produção de carne de qualidade, o conhecimento sobre melhoramento genético é de suma importância na produção da carne que o mercado demanda. “A palestra trata justamente das características obtidas com a seleção que irão resultar num produto de alta qualidade, influenciando diretamente em características como gordura subcutânea, marmoreio, musculosidade, área de olho de lombo, entre outras”, aponta. A apuração das características fenotípicas e a definição dos exemplares que serão usados nos cruzamentos ficarão a cargo do presidente do conselho técnico da Associação Nacional de Criadores – ANC Herd Book Collares, Flávio Montenegro Alves.
0 comentários on Raça Angus pronta para mais uma Expoutono