click there for info
все о строительстве покупке по на новой риге
buying ig followers
buy instagram followers likes
instagram like buy
website here buy followers on instragram
pay for likes on instagram
guaranteed approval personal loans for bad credit

Estudantes participam do curso de Seleção e Melhoramento da Angus na Expolondrina

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dezenas de alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tiveram uma experiência única nesta quarta-feira (10/04) ao participarem do curso de Seleção e Melhoramento promovido pela Associação Brasileira de Angus. O evento ocorreu na Casa do Criador, no Parque Governador Ney Braga, e integrou a programação da raça na Expolondrina 2019. Durante a atividade, que ocorreu à tarde, os estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UEL, além de outros participantes, conheceram mais sobre a Angus, a sua presença no Brasil, características e cruzamentos genéticos. Após o evento, os estudantes foram recepcionados na Casa da Associação na Expolondrina para uma degustação de Carne Angus.

Ao abrir o curso, o Médico Veterinário e inspetor técnico da raça Angus que atua no estado do PR, Antonio Francisco Chaves Neto, apresentou as noções práticas do melhoramento genético para cruzamento industrial. Destacou que a Angus é a principal raça de corte criada no Rio Grande do Sul, além de ser a que mais promove leilões comerciais e vende touros no país. “A Angus é uma raça que apresenta resultados”, resumiu. Sobre os cruzamentos, apresentou as vantagens de fazê-lo com animais de origem zebuína devido a suas características, como a capacidade de tolerância ao calor tropical, por exemplo.

Para o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, é fundamental a compreensão das informações dos animais quando se pensa no melhoramento genético. Segundo ele, é fundamental compreender o manejo e a coleta de dados, como identificação dos animais, controle de reprodução e nascimento. Citou ainda o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). “Os índices são importantes porque eles indicam e facilitam a seleção por parte dos criadores, de acordo com o que eles buscam. É uma fórmula simples”, resumiu.

O presidente do Conselho Técnico da Associação Nacional de Criadores – ANC Herd Book Collares, Flávio Montenegro Alves, explicou como ocorre a escolha dos animais nos processos de seleção. Afirmou que a apuração das características fenotípicas dos cruzamentos pode ser comparada a um “concurso de beleza”. “É o mesmo que ocorre numa exposição. São os melhores animais das propriedades que concorrem entre todas as propriedades. Aquele merece ganhar porque tem algo além, algo que o mercado queira”. Ao mesmo tempo, há as características do genótipo, que auxiliam na seleção.

O coordenador da Qualidade do Programa Carne Angus, Gabriel Beltrão, detalhou o projeto Carne Angus Certificada desde a sua criação aos dias atuais. Ressaltou a importância e os benefícios da certificação, que, por exemplo, amplia a bonificação aos produtores, acima do valor de mercado. Criado em 2003, o programa permite o acompanhamento de todo o processo de produção dos cortes. A certificação está representada em uma marca registrada.

Segundo a coordenadora do curso de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina, Sandra Simonelli, a atividade foi extremamente satisfatória. Entre outros motivos, por reforçar o ensinamento de sala de aula e relacioná-lo com a prática, principalmente com uma raça tão relevante como a Angus. “Com certeza uma atividade extremamente positiva”, resumiu.

Foto: Presidente do Conselho Técnico da ANC Herd Book Collares, Flávio Montenegro Alves, explicou sobre os processos de seleção. Foto: Mauren Xavier
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhar
0 comentários on Estudantes participam do curso de Seleção e Melhoramento da Angus na Expolondrina