Cabanha São Marco leva principais destaques na Expo Rio Preto
- Dia 17/10/2018
A cabanha São Marco/Fazenda Reunidas Pansul, de Itapeva (SP), foi a grande vencedora do julgamento dos machos de argola da raça Angus na 56ª edição da Expo Rio Preto, em São José do Rio Preto (SP). A propriedade obteve o grande campeonato com o touro Guarita 275TE Black Label, e levou o terceiro melhor macho com o exemplar Bahtche SM017 Kevin de São Marco. O título de Reservado de Grande Campeão foi para a Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG), de Paulo de Castro Marques. O criador levou o mérito com o touro PWM Verdun 2320 Renown. Os julgamentos foram realizados pelo técnico da Associação Brasileira de Angus Antonio Tito Rubens Mondadori.
Pela primeira vez, a feira contou com o julgamento de animais rústicos. Nesta categoria, o Trio Grande Campeão Rústico PO ficou com o Sítio Terras de São José de Potyrendaba, do criador Paulo Sérgio Vianna, de Potirendaba (SP), com os touros de tatuagens S003, S012, S014. O criador levou ainda o título de Melhor Macho PO com o animal tatuagem: S012. Já a propriedade Agropecuária Rio Grande Angus, do criador Rodrigo Garcia Mansur, de Delfinópolis (MG), levou o mérito do Trio Reservado de Campeão com os touros de tatuagens FIVB028, FIVB020, FIVB021, e, também, o reconhecimento de Terceiro Melhor Trio da mesma categoria, com os exemplares de tatuagens FIVB017, FIVB016, FIVB018.
Nas fêmeas argola, a Fazenda Fumaça, de Paranapanema (SP), foi a Grande Campeã com o exemplar Pavlova da Fumaça FIV857. A Reservada de Grande Campeã e a terceira Melhor Fêmea ficaram com a cabanha São Marco/Fazenda Reunidas Pansul, com as fêmeas Belissima SM010 Quebrant de São Marco e Bia SMV01 Aquiles de São Marco. Entre as fêmeas PO rústicas, a Fazenda Fumaça foi a grande vencedora com o Trio Grande Campeã com as tatuagens FIV928, FIV927, FIV917. A propriedade também levou o título de melhor fêmea rústica PO com Roma FIV917.O responsável técnico pela Angus na feira, Rednilson Gois, destacou que o julgamento de animais rústicos teve boa aceitação entre os criadores da raça, além de grande participação do público, que superou as expectativas. “O nível dos animais de pista estava excelente no julgamento dos animais de argola, o que chamou muito a atenção do público”, afirmou.
A Expo Rio Preto aconteceu de 10 a 14 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, abrindo oficialmente a estação de monta na região Sudeste e Centro-Oeste. A participação da Angus contou com cerca de 42 animais de argola e 10 trios rústicos. Com o bom desempenho deste ano, Gois comenta que a perspectiva é positiva para a próxima edição da feira em 2019, sobretudo pela crescente adesão dos criadores de São Paulo e Minas Gerais.

Foto: Lucienne Gois
0 comentários on Cabanha São Marco leva principais destaques na Expo Rio Preto