Santa Catarina recebe Circuito Touro Angus Registrado pela primeira vez com casa cheia
- Dia 17/08/2018
O frio de Campos Novos (SC) não espantou as cerca de 50 pessoas que acompanharam a primeira palestra do Circuito Touro Angus Registrado no Estado, que ocorreu na noite dessa quinta-feira (16/8). Os participantes assistiram a apresentação do gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, que enfatizou a importância de investir em touros registrados nos plantéis. O evento, que contou com a presença do diretor de marketing do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, Nelson Serpa, e o presidente Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sergio Gris Filho, ocorreu no Parque de Exposições Leônidas Rupp.
Segundo Gris, ainda há muita deficiência em informação de qualidade, o que torna eventos como o Circuito tão importantes. “Esse é o papel do sindicato: trazer informação para o produtor rural”, afirmou. Nessa premissa, Serpa destacou que o Brasil ainda precisa avançar muito para melhorar o desempenho do rebanho do país. “Pelo conhecimento que Pivato tem, é uma boa oportunidade pra trocar informações”, disse.
Em sua apresentação, Pivato destacou o trabalho que os pecuaristas deverão ter no futuro para abastecer a demanda do país e, também, do mundo. “Segundo o pesquisador Gary Smith, os produtores, nos próximos cinquenta anos, precisarão produzir mais do que nos últimos 10 mil anos combinados”, exemplificou, lembrando que será necessário produzir na vertical, ou seja, mais volume na mesma área. Para isso, garante o médico veterinário, uma das chaves é o investimento em melhoramento genético.
Nesse sentido, Pivato argumentou que não existe o melhor touro para todas as produções, mas, sim, o animal ideal para cada sistema. “Quando vamos falar na escolha do melhor touro, temos que saber como é a nossa propriedade. Tem fartura de alimento? É mais intensiva ou extensiva? O foco é produzir novilho ou boi gordo?”, questionou. O gerente de fomento destacou, ainda, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), que conta com avaliações de ultrassonografia de carcaças, subsidiadas pela Associação. “O animal tem que ser registrado, avaliado, melhorado. Precisamos ter o máximo de informações sobre ele”, pontuou.
Os esclarecimentos sobre a raça foram elogiados pelos produtores presentes, como Emanuelle de Almeida, da Fazenda Querência Santa Clara, de Campos Novos. “Nós, como criadores de gado PO e vendedores de reprodutores, vemos a falta de informação que os compradores têm. Hoje em dia, o pessoal procura o mais barato”, afirmou. Para ela, a troca de informações e experiências, proporcionadas pelo Circuito, é o caminho para avançar no desempenho das propriedades.

Foto: Vitorya Paulo
Controle do carrapato
Para falar sobre o controle estratégico do carrapato, parasita que causa todos os anos prejuízo de US$ 3,23 bilhões à pecuária nacional, o consultor da Elanco Ulisses Ribeiro palestrou na segunda parte da noite. Ribeiro chamou atenção para o fato de que há incidência de apenas 5% do carrapato no corpo dos animais, e os outros 95% estão no ambiente, em forma de larvas. “Não adianta comprar o melhor touro perdendo dinheiro com o carrapato”, destacou. O caminho, segundo o consultor, é o uso de químicos com eficiência, preferencialmente na primeira geração de parasitas, que surge no início do verão. Ribeiro pontuou as diferentes substâncias ofertadas atualmente no mercado, que se dividem em ação de contato e sistêmico. “O ideal é conhecer o produto, para entender como cada um funciona”, alertou.
A sugestão de Ribeiro é realizar um biocarrapaticidograma e alterar o manejo dos químicos de acordo com os resultados, uma vez que a resistência é hereditária. Entre os desafios para o uso de Fluazuron (químico de ação sistêmica), está conscientizar os criadores que seu uso deve ser realizado de maneira estratégica na primeira geração de carrapatos.
Depois das palestras, os presentes puderam provar o melhor da carne Angus, com cortes de entrecot e contra-filé assados pela dupla de churrasqueiros Antônio Adair Cordeiro dos Santos e Juninho Gois.
0 comentários on Santa Catarina recebe Circuito Touro Angus Registrado pela primeira vez com casa cheia