Circuito Touro Angus Registrado será realizado em duas cidades catarinenses
- Dia 09/08/2018
O Circuito Touro Angus Registrado chega neste mês a Santa Catarina. Promovido pela Associação Brasileira de Angus em parceria com associações e sindicatos rurais regionais, o ciclo de palestras busca conscientizar os pecuaristas e fornecer informações sobre o uso de reprodutores marcados para o melhoramento genético dos rebanhos. No dia 16, o evento será realizado em Campos Novos, no Parque de Exposições Leônidas Rupp, às 19h30min. No dia 17, no mesmo horário, será a vez de São Miguel do Oeste (SC) receber o circuito, no parque de Exposições Rineu Granzotto, antiga Faísmo.
“A utilização de touros registrados é muito importante para o melhoramento genético e o aumento da rentabilidade dos criadores, na medida em que padroniza rebanhos e agrega características econômicas que melhoram a lucratividade”, destaca o diretor de marketing do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, Nelson Serpa.
Nos dois eventos, o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, apresentará as vantagens do uso desses reprodutores e as melhores perspectivas de cruzamento em diferentes situações. “Abordaremos vários aspectos práticos, desde a importância da utilização da genética Angus devido às suas principais características, como precocidade, fertilidade, qualidade de carne e habilidade materna, até a importância da análise correta de um reprodutor que se adapte a cada sistema de produção e objetivo da propriedade”, explica Pivato.
A programação contempla ainda palestras sobre o controle eficiente do carrapato, com orientações técnicas sobre como combater o parasita, um dos principais inimigos da pecuária no Brasil. As palestras serão ministradas por Ulisses Ribeiro, técnico da empresa de saúde animal Elanco Brasil. “Melhorar o controle do carrapato é muito importante, pois é um parasita que impacta fortemente a produtividade do rebanho, acarretando prejuízos para os criadores”, ressalta Serpa.
Por que usar Touro Angus registrado:
– Touro registrado tem origem genética certa e provém de animais geneticamente superiores.
– O registro é a certeza que o reprodutor dará origem a um rebanho genuinamente Angus, produzindo descendentes que exprimam tudo aquilo que o investidor e o mercado desejam desse animal.
– Significa que o animal passou pelo crivo do corpo técnico da Associação Brasileira de Angus.
– Touro Registrado é sinônimo de novilhos até 20% mais valorizados, de animais carniceiros, e de um rebanho uniforme.
– Usar touro Angus registrado é o caminho para maior produtividade carniceira. Os pecuaristas que alcançam os maiores escores de bonificação no programa Carne Angus Certificada são os mesmos que não abrem mão de usar o Touro Angus registrado.
– Um touro registrado tem condições de perpetuar sua genética no rebanho. Além de gerar filhos igualmente superiores, pode ter suas qualidades perpetuadas quando o criador retiver as fêmeas como ventres de reposição. Ou seja, o Touro Angus Registrado valoriza o plantel.
– Touro registrado já é bom. Touro dupla marca (PP ou CACA) é melhor ainda, pois significa que ele está na faixa dos 40% superiores da sua geração.
– Touro registrado é a garantia de que esse animal atingiu o peso e a circunferência escrotal condizentes com a idade porque ele só recebe o registro com a conferência desses dados. Peso indica capacidade de produção de carne, circunferência escrotal está relacionada à fertilidade e capacidade de cobertura.
0 comentários on Circuito Touro Angus Registrado será realizado em duas cidades catarinenses