click there for info
все о строительстве покупке по на новой риге
buying ig followers
buy instagram followers likes
instagram like buy
website here buy followers on instragram
pay for likes on instagram
guaranteed approval personal loans for bad credit

Variabilidade genética garante expansão da Angus

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Brasil dispõe de um rebanho Angus com uma ampla variabilidade genética que propicia a utilização da raça nos mais diversos sistemas de produção, tanto em modelos extensivos a pasto quanto nos mais intensivos. Essa característica permite a criação em diferentes regiões do pais, entre elas o Oeste do Paraná, onde a Angus vem crescendo com força. “A Angus tem oferta diversificada de reprodutores, o que dá ao criador inúmeras possibilidades genéticas para escolher o animal que se adapta ao seu sistema de produção”, frisou o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, que palestrou nesta quarta-feira (11/7) durante o Circuito Touro Angus Registrado. O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural de Cascavel e contou com a presença de mais de 50 pessoas. Essa variabilidade é a ferramenta que transforma a Angus em opção diferenciada de Sul a Norte do país, além da precocidade que confere à criação tanto em termos reprodutivos quanto de terminação. “A raça Angus hoje tem o touro certo para qualquer sistema de produção e esse potencial se resume em eficiência e lucro no bolso do produtor”, salientou Pivato.

Contudo, acertar na escolha da genética a ser adquirida exige estudo e atenção do pecuarista. “O touro que anda bem em um rebanho nem sempre terá o mesmo resultado na sua fazenda. Antes de escolher o reprodutor é preciso conhecer seu sistema de produção e os objetivos da propriedade”.

Pivato explicou que o primeiro passo para não errar na escolha de um reprodutor é optar por um Touro Angus Registrado. Animais marcados recebem a chancela da Associação Brasileira de Angus, têm sua história genética conhecida e são capazes de transmitir a seus descendentes características esperadas com maior uniformidade. Se o criador optar por animais que também são avaliados em programas de melhoramento genético – com o uso das chamadas DEPs (Diferença Esperada na Progênie), por exemplo – ainda poderá trabalhar com objetivos claros, como a DEP de Peso ao Desmame que garante bezerros com até 10 quilos a mais em relação aqueles produzidos a partir de um touro comum. “O investimento em reprodutores Angus melhoradores se paga nas primeiras safras de bezerros e deixa um legado genético para a propriedade por cerca de 13 anos”.

Foto: Carolina Jardine

Promovida pela Associação Brasileira de Angus, a palestra do Circuito Touro Angus Registrado em Cascavel foi aberta pelo presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, e pelo presidente do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná, Agassiz Linhares. Realidade na pecuária do Paraná, a Angus vem ganhando espaço, principalmente após a certificação da CooperAliança para a produção de Carne Angus Certificada em Guarapuava (PR). A carne Angus produzida pela cooperativa foi servida aos participantes em degustação ao final do evento. “O Paraná ainda tem muito a crescer. Mas, com a explosão da carne de qualidade, os criadores já estão entendendo que é muito importante usar Angus e abater animais com menos de dois anos. E a Angus encaixa muito dentro desse conceito devido à qualidade da carne e à precocidade”, pontuou Linhares.

Criador da raça na região, Rogério Stein acompanhou a apresentação e destacou a importância de eventos como o circuito para suprir a carência de informação técnica sobre pecuária aos criadores do Paraná. “O circuito tem sido um sucesso em todos os locais por onde passou. O Paraná estava sedento de informações. Estamos ao lado da Associação para ampliar esse trabalho e difundir a raça”, pontuou.

O Circuito, que começou na segunda-feira (9/7) em Campo Mourão e seguiu com palestra na terça-feira (10/7) em Pitanga, será encerrado nesta quinta-feira (12/7) no município de Dois Vizinhos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhar
0 comentários on Variabilidade genética garante expansão da Angus