Campo Mourão abre Circuito Touro Angus Registrado no Paraná

A cidade de Campo Mourão (PR) abrirá o Circuito Touro Angus Registrado, projeto que chega pela primeira vez ao Paraná no mês de julho. Iniciativa da Associação Brasileira de Angus, o roteiro de palestras tem levado a diferentes regiões do Brasil esclarecimentos aos criadores brasileiros sobre as vantagens proporcionadas pelo uso de reprodutores registrados nos seus plantéis. O circuito também percorrerá as cidades de Pitanga (10/7), Cascavel (11/7) e Dois Vizinhos (12/7).

As palestras ministradas pelo gerente de fomento da Angus, Mateus Pivato, nos quatro municípios, mostrarão que a opção por touros registrados resulta em rentabilidade garantida ao produtor, com animais que entregam a excelência que o investidor e o mercado exigem atualmente. Além disso, Pivato explica que, trabalhando com a genética Angus, os produtores terão terneiros uniformes com melhor ganho de peso e resultados mais expressivos “dentro e fora das porteiras”.

Para o presidente da Angus, José Roberto Pires Weber, a chegada do circuito em terras paranaenses é muito relevante. “Este foi um pedido feito na assembleia da associação no final de 2017, e a Angus está atendendo. Teremos uma semana de muito debate sobre a raça no Paraná. Isso reflete a importância e a força genética dos criatórios paranaenses”, afirmou.

De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores Angus do Oeste do Paraná, Agassiz Linhares, o circuito deve apresentar, além da importância da utilização de exemplares registrados em rebanhos, orientações para cruzamento industrial com zebuínos. Linhares ressaltou também que, ao trabalhar com animais Angus, os pecuaristas da região terão rapidez no desenvolvimento dos bezerros e, consequentemente, menor tempo para o abate, obtendo uma carne de qualidade em pouco tempo e maior rentabilidade.

Por que usar Touro Angus registrado:

– Touro registrado tem origem genética certa e provém de animais geneticamente superiores.

– O registro é a certeza que o reprodutor dará origem a um rebanho genuinamente Angus, produzindo descendentes que exprimam tudo aquilo que o investidor e o mercado desejam desse animal.

– Significa que o animal passou pelo crivo do corpo técnico da Associação Brasileira de Angus.

– Touro Registrado é sinônimo de novilhos até 20% mais valorizados, de animais carniceiros, e de um rebanho uniforme.

– Usar touro Angus registrado é o caminho para maior produtividade carniceira. Os pecuaristas que alcançam os maiores escores de bonificação no programa Carne Angus Certificada são os mesmos que não abrem mão de usar o Touro Angus registrado.

– Um touro registrado tem condições de perpetuar sua genética no rebanho. Além de gerar filhos igualmente superiores, pode ter suas qualidades perpetuadas quando o criador retiver as fêmeas como ventres de reposição. Ou seja, o Touro Angus Registrado valoriza o plantel.

– Touro registrado já é bom. Touro dupla marca (PP ou CACA) é melhor ainda, pois significa que ele está na faixa dos 40% superiores da sua geração.

– Touro registrado é a garantia de que esse animal atingiu o peso e a circunferência escrotal condizentes com a idade porque ele só recebe o registro com a conferência desses dados. Peso indica capacidade de produção de carne, circunferência escrotal está relacionada à fertilidade e capacidade de cobertura.

0 comentários on Campo Mourão abre Circuito Touro Angus Registrado no Paraná