Curso de seleção e registro da raça Angus é destaque na Exposição de Avaré
- Dia 22/06/2018
A cada ano, no Brasil, nascem 3,5 milhões de terneiros com influência da raça Angus. O desenvolvimento constante da raça e os detalhes sobre registro genealógico foi o assunto que iniciou o curso de seleção e registro da raça Angus, reunindo cerca de 60 pessoas na tarde de quinta-feira (21/6), durante a Exposição de Avaré. O gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, apresentou aspectos históricos da raça e seus processos atuais de registro de animais. O evento ocorreu no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).
Há quatro livros de registro sendo usadas pela Associação Nacional de Criadores – Herdbook Collares para os registros da raça Angus atualmente: Puro de Origem (PO), Puro Controlado (PC), Puro por Avaliação (PA) e o Cruzamento Sob Controle de Genealogia (CCG). De acordo com Pivato, a ascendência dos animais PO é totalmente conhecida, o que faz com que este reprodutor seja genealogicamente superior, no entanto, para ser geneticamente superior o mesmo deverá ter uma boa avaliação no PROMEBO. “Para comprovar que são geneticamente superiores, os animais precisam passar pelo Programa de Melhoramento e Bovinos de Carne, o Promebo”, afirmou. O Promebo visa fornecer ferramentas para a melhor seleção dos animais. Atualmente, 135 rebanhos de Angus utilizam o programa.
Pivato explicou os processos individuais de cada registro, que sempre passam pelo crivo de um dos 27 inspetores técnicos da Angus, que podem ser agrônomos, médicos veterinários ou zootecnistas. Na inspeção, o técnico deve conferir as características informadas no nascimento dos animais, como sexo, pelagem, tatuagem. Segundo o gerente, atualmente existe mais de 40 mil animais registrados, PO e PC, produzindo nos campos brasileiros.
As iniciativas que visam o fomento da raça também foram destacadas, como o Terneiro Angus Certificado, o Programa de Fomento ao Cruzamento Angus e a Avaliação de Carcaças por Ultrassonografia, que visa melhorias na produção de carne de qualidade. “A seleção só é feita em cima de dados”, lembrou Pivato, destacando a importância de cada programa para o resultado final. Visando o avanço da raça, Pivato afirmou que a Associação vem trabalhando no desenvolvimento de tecnologia nacional para seleção genômica em conjunto com a Emprapa, UNESP, INTA e Gensys.
Fotos: Vitorya Paulo
0 comentários on Curso de seleção e registro da raça Angus é destaque na Exposição de Avaré