Angus registra aumento de ações de fomento

O gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, apresentou os avanços de projetos da área técnica realizados pela Associação Brasileira de Angus durante a reunião de inspetores em Água Boa (MT). Uma das ações em expansão é o registro de animais no CCG, que atingiu 29,6 mil cabeças em 2017 e deve ficar próximos de 30 mil cabeças em 2018. O estado do Mato Grosso do Sul concentra 37% dos registros do CCG, seguido pelo Mato Grosso (20,27%) e Goiás (13,38%).

Foto: Carolina Jardine

Pivato ainda destacou os ganhos obtidos com a aprovação de recursos para o Projeto de Genômica, como a contagem de carrapatos e os testes de eficiência alimentar. Atualmente, o banco de material genético da Angus reúne 2.416 touros e 68 vacas. Segundo o gerente de fomento, há recursos para a genotipagem de exemplares de alta acurácia, e é essencial, neste momento, que os criadores participem com seus animais remetendo amostras e integrando as provas como a que está em andamento em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para avaliação de eficiência alimentar de touros Angus em Eldorado do Sul (RS).

Outro projeto importante é o fomento à avaliação de carcaças por ultrassonografia, que já é realizada em 25,3% dos animais avaliados ao sobreano no Promebo. Em 2016, houve expansão de 43% no número de cabeças avaliadas, retomando ascensão. Em 2017, foram 2017, dentro da cota de subsídio de 2 mil cabeças prevista pela Associação Brasileira de Angus. A coordenadora do Promebo, Fernanda Kuhl, referendou os números, destacando a importância do percentual atingido. “Temos quase 30% dos animais avaliados, o que é muito em relação a outras raças”, pontuou.

Durante a reunião, os técnicos ainda debateram os encaminhamentos e recomendações a serem apresentados para a raça Ultrablack, cujos registros foram autorizados pelo Ministério da Agricultura como atribuição da Associação Brasileira de Angus. O importante, pontuou o presidente do Conselho Técnico da Angus, Camilo Vianna, é que a equipe Angus valorize as características da raça para uso no cruzamento industrial.

Compartilhar
0 comentários on Angus registra aumento de ações de fomento