Angus anuncia parceria com grupo ARG e Super Nosso e expande ação em Minas Gerais
- Dia 18/05/2018
A Associação Brasileira de Angus está expandindo a ação do Programa Carne Angus Certificada em Minas Gerais. Em parceria com o Grupo ARG e a rede varejista Super Nosso, foi lançada na noite desta segunda-feira (14/5), em Belo Horizonte (MG), uma nova linha de cortes premium que prevê produção e abate no estado. Inicialmente, a previsão é ofertar 120 toneladas de carne todos os meses nas 26 lojas do grupo e no e-commerce, 25% de toda carne comercializada pela rede.
O conceito do projeto está alicerçado na máxima qualidade dos processos produtivos e em oferecer ao consumidor informações precisas sobre a origem da carne que chega a sua mesa. A ideia surgiu de projeto desenvolvido pelo Grupo ARG na Fazenda Santa Mônica, localizada no município de São João da Ponte, interior de Minas. A propriedade, no passado utilizada para criação de gado Nelore, passou a operar com cruzamentos Angus há cerca de três anos e vem expandindo o rebanho meio sangue. Com produção 100% confinada, a fazenda promete constância e padronização na produção de carcaças Angus fracionadas e comercializadas pela Rede Super Nosso.
Nas gôndolas da Rede Super Nosso em pré-lançamento desde abril deste ano, os produtos já caíram no gosto dos consumidores. Além de cortes diferenciados para churrasco como o Tomahawk e Prime Rib, o selo Angus também estampa bandejas de picadinhos, carne moída, hambúrgueres e diversos outros cortes de uso cotidiano. Segundo o diretor do Programa Carne Angus Certificada, Reynaldo Titoff Salvador, o projeto em Minas Gerais traz um modelo consistente de integração entre pecuária, indústria e varejo que aproveita todas as potencialidades da carcaça Angus. “Aqui em Minas temos uma demonstração perfeita de integração de cadeia produtiva que só agrega valor à pecuária e ao mercado de carne Angus no país”, ressaltou.
Segundo o gerente do Grupo ARG, Marcelo Carvalho, o projeto foi gestado há alguns anos para diversificar as atividades da empresa familiar, até então concentradas no mercado de construção pesada. A Fazenda Santa Mônica, que pertence à família há 37 anos, foi escolhida para dar vida ao projeto de carne premium e recebeu investimento consistente para isso. “Há cinco anos, o grupo precisou decidir se venderia as fazendas ou se passaria a atuar no agronegócio de qualidade”, lembrou. Depois de um estudo estratégico, o grupo decidiu manter as propriedades e investir na criação de gado no Norte de Minas Gerais, uma região carente de recursos e, inclusive, de água. Para viabilizar o projeto, o grupo ARG implementou sistemas irrigados sustentáveis e com impacto minimizado ao meio ambiente. Na Santa Mônica, pivôs viabilizam o cultivo agrícola que garante a alimentação dos animais e a oferta constante de carcaças acabada em alto padrão.
Atualmente, a ARG vem inseminando vacas Nelore com genética Angus para obtenção de animais meio sangue. Contudo, após recentes testes feitos no rebanho, a empresa pretende concentrar a atividade em obtenção de animais ¾ para abate. Para isso, pretendem passar a utilizar apenas matrizes meio sangue (F1), que serão adquiridas de criadores parceiros na região. Outra inovação da Santa Mônica em Minas Gerais é a decisão de trabalhar com animais 100% castrados, uma prática pouco difundida na região. Carvalho garante que a decisão foi tomada em função da busca por excelência. “O objetivo principal desse projeto é qualidade. Quando se decidiu trabalhar com pecuária se pensou que não havia sentido em trabalhar com commodity. Então fomos buscar o Angus e estamos sempre atrás de mais qualidade mesmo que isso impacte em uma rentabilidade menor”, ressaltou Carvalho.
No varejo, a aposta é encantar os consumidores e movimentar as vendas do açougue do supermercado carregando a estratégia utilizada pelas boutiques de carnes. Segundo o diretor de Indústria do Grupo Super Nosso, Edmilson Pereira, a ideia é estimular o consumo diferenciado no dia a dia e trazer para dentro do varejo tradicional um fluxo diferenciado de consumo. “Nossa ambição é ser o melhor açougue e a maior boutique de carne da nossa região. Queremos unir os dois conceitos”, completou. Além disso, ampliar a oferta de informação ao consumidor com controle da fazenda à mesa é uma ferramenta essencial para atestar a qualidade do que está nas gôndolas. Para ofertar os produtos Angus, o Super Nosso investiu em adaptações da indústria, principalmente para trabalhar com cortes com osso. O investimento deve seguir até o início de 2019.
0 comentários on Angus anuncia parceria com grupo ARG e Super Nosso e expande ação em Minas Gerais