Cabanha do Posto vence campeonato de machos em Uruguaiana

Foi por seu balanço, facilidade no andar e potencial reprodutivo que o touro júnior Gran Exar 2844 Tellechea (box 43), da Cabanha do Posto, de Uruguaiana (RS), levou o grande campeonato da raça Angus na Expoutono de Uruguaiana na manhã deste sábado (28/4). Segundo o jurado argentino Johnny Gutierrez, o reprodutor também se destacou pela profundidade e potencial para produção de carne, características que também sobressaíram no reservado de grande campeão Angus Guarita 275TE Black Label (box 51), da Fazenda São Marco/ Fazendas Reunidas Pansul, de Itapeva (SP). A Estância do Espinilho, de Roberto Soares Beck, de Cruz Alta (RS), é a proprietária do terceiro melhor macho da exposição: o Touro Espinilho Maxi TE291 (box 46).

Segundo o criador Sérgio Bastos Tellechea, a vitória vem coroar uma aposta importante da Cabanha do Posto. O animal, explicou ele, é resultado de um acasalamento especial que une a genética da fêmea premiada na Expointer 2016 Emperor TE 2305 Tellechea e do touro Exar Resistol, que ganhou de presente de um amigo. “Estar na fila final em uma exposição como Uruguaiana já é um feito, ganhar o campeonato é um sonho que coroa anos de trabalho”. O criador ainda avalia se levará o reprodutor a Esteio para a Expointer 2018, mas garante que ele retornará à propriedade para trabalhar como melhorador do rebanho.

Logo após o julgamento, os criadores realizaram encontro no Núcleo Angus e Brangus Três Fronteiras, onde ocorreu entrega de prêmios, seguida de almoço de confraternização. Participando da exposição em Uruguaiana, o presidente da Angus, José Roberto Pires Weber, destacou a excelência dos animais apresentados e o empenho da equipe que trabalhou na avaliação em pista. O resultado também agradou o jurado argentino. “Depois de dois dias de trabalho, fiquei muito contente com o que vi aqui. O grande campeão tem muita profundidade e se destaca pela excelente circunferência escrotal (PE 49). A fila toda de hoje era muito boa”, disse Gutierrez.

Foto: Elder Filho

Compartilhar
0 comentários on Cabanha do Posto vence campeonato de machos em Uruguaiana