Sonho de menino
- Dia 01/08/2017
Foi sonhando desde pequeno com uma vida no campo que Adevolmir Lima da Silva, 45 anos, mais conhecido como Deva, tornou-se inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus. Natural de Santa Vitória do Palmar (RS), desde muito cedo ele tentava imaginar como seria a vida de quem trabalha com o que ama. “Desde que me conheço por gente queria ser veterinário”, conta. O avô, Luís Carlos da Silva, e o pai, Volmir da Silva, ambos já falecidos, ajudaram nesse processo. O avô levava o neto para desbravar os 600 hectares da fazenda localizada no distrito de Canelões, propriedade da família no município, que contava com um rebanho, no período, de 300 animais cruza Angus. “A maior lembrança que tenho dessa época é do meu avô me levando para passear no lombo do cavalo por várias horas”, comenta.
Aos 14, mudou-se de Santa Vitória do Palmar para Pelotas (RS) e iniciou o curso de técnico agrícola no Colégio Visconde da Graça. Lá, dava início à sua caminhada rumo à vida que sempre desejou. Durante esse período, nas excursões que a escola realizava para a Expointer, em Esteio (RS), ficava imaginando, ao passar na frente do estande da Angus, quando trabalharia com a raça. “Eu vou chegar lá”, pensava. Mais tarde, após três anos de curso, em 1989, Deva retornou para a sua cidade natal e foi trabalhar como técnico na Cabanha Coronilha, na tentativa de guardar dinheiro para arcar com os custos da faculdade de Medicina Veterinária, que faria posteriormente. Um ano depois, fez curso pré-vestibular para tentar uma vaga na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Mas foi somente em 1992, no alto dos seus 20 anos, que ele ingressou no tão sonhado curso.
Já em 1997, uma semana depois de ter conquistado o diploma de médico veterinário, viajou para a cidade de Nova Canaã do Norte (MT), a convite do colega de profissão, o médico veterinário Marcos Vieira. Foi lá que Deva atuou como responsável técnico na loja agropecuária Agrocity, onde tratava de reprodução de bovinos. “Sempre quis trabalhar com bastante gado”, recorda.
Foi também em solo mato-grossense, em 1998, que o gaúcho conheceu Fernanda, 40 anos, natural de Lages (SC), com quem é casado há 17 anos. A catarinense também deixou a região Sul para trabalhar no Centro-Oeste, para exercer a profissão de enfermeira. Da união, em 2001, nasceu Felipe, o primeiro filho do casal, hoje com 16 anos.
Ao final do ano de 2003, Deva recebeu convite da sogra Beatriz Branco Simão, 72 anos, para cuidar dos 400 animais de cria Angus da Fazenda Pavão, em Lages (SC). Foi então que a família retornou para o município catarinense. A parceria deu certo, tanto que até hoje a propriedade de 900 hectares está sob os cuidados de Adevolmir. Cinco anos depois, a caçula Natália, de nove anos, chegou para completar a família. Ela e a esposa do técnico também carregam o apreço pelo campo. “O amor ao campo está dentro da gente. Só quero que sejam felizes”, diz.
Trabalhando com criadores da região de Lages, Deva foi se aproximando da Associação. E, em 2011, a orientadora do estágio veterinário e presidente do Conselho Técnico da Angus na época, Susana Macedo Salvador, fez o convite para que ele integrasse o corpo de inspetores técnicos. “Em duas semanas aconteceria o encontro anual dos técnicos e ela me ligou convidando. Eu aceitei na hora. Acho que foi um dos melhores convites que eu já recebi até hoje”, lembra. Desde então, cerca de 4 mil animais já passaram pela avaliação do profissional.
Além de realizar o sonho de infância, o inspetor destaca que a Angus lhe trouxe várias amizades que estarão com ele para o resto de sua vida, como Flávio Montenegro Alves, a quem se refere carinhosamente como “dindo”, também inspetor técnico. Para Deva, é uma honra poder entrar pela porta da frente da Associação. “Sempre respeitei a figura do técnico. Hoje sou técnico da raça que admiro“, comemora. “Selecionar animais é quase um hobby”, revela. “Ser técnico é uma realização profissional”.
Formação: Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
Natural de: Santa Vitória do Palmar (RS)
Região de atuação: todo Estado de Santa Catarina
Qual foi a primeira vez que ouviu falar na raça Angus: Quando criança, na propriedade do avô
Há quanto tempo atua junto à Associação Brasileira de Angus: 6 anos
Uma receita infalível com carne Angus: Vazio assado na brasa
Um rebanho inesquecível: Schaff Angus Valley, dos Estados Unidos
Texto: Vitorya Paulo
1 comentários on Sonho de menino