CRI Genética promove viagem de capacitação internacional

Foto: Amanda Bilha

Foto: Amanda Bilha

Promovido anualmente pela CRI Genética, parceira da Associação Brasileira de Angus, e apoiado pela CRI Internacional, o Beef Tour 2017 levou profissionais para solos americanos. A iniciativa trata-se de uma gira que percorre os Estados Unidos com visitas a algumas das maiores propriedades pecuárias do mundo, com o intuito de capacitar médicos veterinários e criadores sobre o mercado da genética e inseminação artificial, além de oportunizar o contato com produtores internacionais. Os inspetores técnicos da Angus Gustavo Pires Ribeiro, Rafael Gomes e Ana Paula Neves estão participando do roteiro deste ano, percorrendo os estados de Wisconsin, Minnesota, Dakota do Sul e Dakota do Norte.
 .
As atividades iniciaram na sede da CRI, na cidade de Shawano, com palestra institucional que mostrou os programas da empresa dentro dos EUA e as parcerias com o Brasil. Logo após, foi realizada visita à sede da Genex, central de coleta de sêmen da CRI. Os inspetores puderam acompanhar todo o processo para congelamento de sêmen. No dia seguinte, a Fazenda Shiefelbein, na cidade de Kimball, recebeu os participantes apresentando o sistema de produção em ciclo completo em integração com a agricultura. “Esse sistema é uma coisa que o Brasil Central tem bastante. Foi muito interessante para mim, que sou um técnico da região”, conta Ribeiro. Ainda foram visitadas as fazendas Penrhos, em Saint Anthony, que analisa, há mais de 15 anos, as progênies dos touros da CRI, e a Fazenda Topp Herefords, em Grace City.
 .
Posteriormente, o destino foi a Fazenda Ellingson Angus, também em St. Anthony, que atua fortemente na produção de genética Angus. Segundo Ana Paula, a visita agregou no sentido de reciclar a atividade profissional. “Assim, a gente pode ver o que está sendo usado nos Estados Unidos e o que se pode levar para ajudar na demanda das cabanhas que atendemos no Brasil”.  Para Ribeiro, o rebanho da propriedade é o diferencial, com destaque para o touro platô, característico da fazenda. “É a terceira vez que venho pra cá e gostei muito.”.
 .
Os veterinários conheceram também a tradicional Schaff Angus Valley, na mesma cidade, conhecida mundialmente pelo seu plantel de excelência. Com um forte sistema de seleção, a propriedade prioriza os melhores animais, com foco nas fêmeas. “De quase 400 novilhas, ficam apenas com 100”, exemplifica Ana Paula. O inspetor técnico Rafael Gomes acredita que a fazenda é um referencial para a produção de Angus no mundo. “Acho que todos que criam Angus, que fazem cruzamento, usam genética ou gostam da raça deviam conhecer”, recomenda. Na cidade de Almont, os profissionais conheceram a Fazenda TNT Simmentals, que conta com um rebanho de 92% de grau sanguíneo da raça Simental e 8% Angus, recurso de estudo para animais meio-sangue do Brasil.
 .
Vários profissionais e criadores brasileiros participam da viagem, que promove a integração entre apaixonados pela Angus de todo o Brasil. “Está sendo bem legal essa troca de informações. Isso agrega muito para mim como técnica e como veterinária”, conclui Ana Paula. A viagem começou no dia 19 de junho e vai até sexta-feira (30).
0 comentários on CRI Genética promove viagem de capacitação internacional

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *