Técnica de avaliação dos jurados é tema de curso no Encorte
- Dia 17/05/2017
Para que um julgamento disponha de seu máximo potencial de aproveitamento, jurados e produtores devem estar em sintonia. Isso é o que garante o inspetor técnico da Angus Luiz Walter Ribeiro, que ministrou curso a 50 estudantes e produtores na 11ª Exposição Nacional de Rústicos Angus na manhã desta quarta-feira (17/05), em Santa Maria. Ribeiro acredita que os jurados devem ser cuidadosos em suas avaliações, sem querer ser o foco de destaque do evento. “Cada julgamento é um momento único, porque os animais apresentam um desempenho diferente em cada período do ano”, explica.
Ribeiro afirmou que a linha de raciocínio de avaliação deve ser a mesma do início ao fim de um julgamento, abordando também a questão ética dos jurados. Para ele, o jurado deve ser isento de comentários tendenciosos e deve tomar cuidado para não depreciar algum animal, mas sim enaltecer as virtudes dos ganhadores. O inspetor técnico ainda ressaltou a importância da raça Angus, que está presente em todo o território brasileiro, mesmo com as diferenças climáticas entre os estados. ” A Angus é uma raça que se adapta muito fácil, ainda mais com a possibilidade de cruzamentos”, explica, destacando a fertilidade, a precocidade, o temperamento e a qualidade da carne do exemplares Angus.
A 11ªExposição Nacional de Rústicos Angus ocorreu entre os dias 16 e 17 de maio, com realização da Associação Brasileira de Angus. A Exposição é um dos eventos do 26º Encontro de Raças Bovinas de Corte (Encorte), que vai do dia 10 até 20 de maio, nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
0 comentários on Técnica de avaliação dos jurados é tema de curso no Encorte