Aprendizado que vem da escuta
- Dia 04/05/2017
Criado no campo junto com seus dois irmãos, Luiz Walter Leal Ribeiro, 54 anos, pertence à sexta geração de produtores rurais de sua família. Nascido em Santana do Livramento, cresceu em meio ao manejo do gado e aprendeu com os pais, Celina e Luiz Ênio Ribeiro, a ganhar a vida com a pecuária. A infância na lida reforçou o gosto pela atividade e deu ao jovem a certeza de que queria continuar com os negócios da família. Porém, diferentemente do pai que seguiu a carreira de engenheiro agrônomo, Luiz Walter optou por cursar Medicina Veterinária. Antes mesmo da faculdade já sabia que seu futuro seria trabalhar com animais de grande porte. Passadas algumas décadas e mesmo carregando sobre os ombros os ensinamos de uma vida inteira, destaca a formação universitária como um fator essencial para atingir os objetivos traçados para a carreira, para as propriedades onde atua e na própria Fazenda Planalto, atualmente administrada por ele e sua esposa.
Com 30 anos de casamento, Ribeiro e sua esposa possuem duas filhas: Carolina, que é farmacêutica e faz doutorado em Curitiba (PR), e Luiza, que é estudante de zootecnia e que pretende se formar também em medicina veterinária. Mesmo tendo criado ambas no campo, ele acredita que somente sua filha mais nova, Luiza, que sempre acompanhou Ribeiro nos julgamentos, irá querer suceder seus pais na administração da fazenda.
O primeiro contato com a raça Angus remonta ao tempo de criança, ainda na fazenda de seus pais. Eles começaram a utilizar animais Angus em 1976. Anos mais tarde, Luiz Walter ingressou no corpo técnico Associação Brasileira de Angus, onde atua há 21 anos. “É um trabalho altamente gratificante, porque trabalho onde e com o que gosto”, afirmou. No dia a dia, o inspetor técnico pratica um dos grandes valores que seu pai lhe ensinou: a escuta. “Aprendi muito com o meu pai sobre a extensão rural. A comunicação com outros pecuaristas é muito importante, precisamos ter o feedback”, ressalta Luiz Walter, que garante aprender todos os dias com os produtores sobre sistemas de produção, linhagem, gestão de propriedade e superação de crises.
Formação: Medicina Veterinária na Fundação Universidade de Bagé (FUnBa)
Natural de: Santana do Livramento (RS)
Região de Atuação: Fronteira Oeste e Campanha no Rio Grande do Sul
Há quanto tempo atua junto à Associação Brasileira de Angus: 21 anos
Qual foi a primeira vez que ouvir falar na raça Angus: Ainda criança, na fazenda dos pais
Uma receita infalível com Carne Angus: Entrecot grelhado
Um rebanho inesquecível: Cabanha Quiri, em Dom Pedrito
Texto: Laura Berrutti
0 comentários on Aprendizado que vem da escuta