Blog Image

Guarita vence grande campeonato Angus em Uruguaiana

A Estância da Guarita, de Sérgio Malheiros da Fonseca, de Alegrete (RS), foi o grande destaque do julgamento de machos na manhã de sábado (29\4) na 15ª Expoutono, em Uruguaiana. O touro júnior preto Angus Guarita 244TEI Tomahawk levou o título de grande campeão. Segundo o jurado argentino Carlos Ojea, o animal tem alta caracterização racial e se diferenciou por ser equilibrado e balanceado. “Fiquei muito impressionado com qualidade dos machos apresentados em Uruguaiana este ano. Há touros aqui com muitas condições de contribuir para o futuro da genética do Brasil”, salientou. A Guarita também levou o prêmio de terceiro melhor macho com o touro Angus Guarita 303 TE Recurso.

(Foto: Carolina Jardine)

Touro preto Angus Guarita 244TEI Tomahawk levou o título de grande campeão (Foto: Carolina Jardine)

Segundo o pecuarista Alex Fonseca, a vitória traz grande satisfação, principalmente com relação ao grande campeão, que foi uma aposta da equipe técnica desde terneiro. “Melhor impossível. São prêmios que só vêm a brindar um trabalho que vem sendo feito com muita dedicação e investimento”, disse referindo-se ao resultado final da exposição, onde também levou o título de reservada de grande campeã. “É uma vitória de toda a nossa equipe, do cabanheiro, do técnico e de assessores que trabalham diuturnamente para alcançar esses resultados. Está todo mundo de parabéns”, frisou.

O touro Angus Guarita 244TEI Tomahawk já está contratado por central de inseminação com disponibilidade de sêmen para o mercado nacional e internacional. Com apenas nove meses, o touro conquistou o prêmio de Campeão Terneiro Maior e Terceiro Melhor Macho em Esteio, na Expointer. Neste ano, adianta Fonseca, ele vai para a exposição mais uma vez disputar o grande campeonato.

O título de reservado de grande campeão foi para a Fazenda Reconquista, do criador José Paulo Cairoli, de Alegrete, com o touro Reconquista TEI 2473 Zeloso Harvestor Pro. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, como sempre a qualidade dos animais apresentados em Uruguaiana é diferenciada. “Tivemos excelentes filas tanto nos machos quanto nas fêmeas, o que mostra a permanente melhoria genética da raça Angus no Brasil. Por outro lado, o jurado é de categoria internacional e fez comentários absolutamente compatíveis com as suas escolhas, o que tornou o julgamento uma aula de morfologia e orientação para todos os produtores presentes.”

0 comentários on Guarita vence grande campeonato Angus em Uruguaiana

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *