DBO confirma: Angus segue líder entre as taurinas
- Dia 21/02/2017
A Angus manteve o posto de liderança entre as raças taurinas em 2016 e fechou o ano em destaque nas pistas, apesar das dificuldades econômicas presentes no país. A liderança foi evidenciada no Anuário DBO, uma das mais esperadas publicações agropecuárias. A Angus garantiu uma fatia de 8% do total dos animais vendidos em leilões no Brasil com movimentação de R$ 32,5 milhões, mantendo-se como a segunda mais negociada do país no total geral, atrás apenas da Nelore.
A publicação destacou o crescimento no abate de animais certificados, tendo em vista o avanço no consumo de cortes especiais no país. Os dados apontam aumento de 20% na demanda por carne bovina de qualidade em todo o Brasil. Conforme destacou o gerente do Programa Carne Angus Certificada Fábio Medeiros, foram abatidas 500 mil cabeças no ano passado, o que representa um aumento de 24% em relação a 2015. Além disso, 15 marcas comerciais contam com a certificação da Associação Brasileira de Angus, direcionadas para boutiques de carnes, redes de varejo e restaurantes e redes de cortes prontos para preparo.
A expansão na comercialização de sêmen Angus também foram reportadas pela publicação. No segmento de corte, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), a raça lidera as vendas entre as taurinas desde 2013, um crescimento de 230% nos últimos cinco anos. E a DBO ainda sinaliza com otimismo. Segundo o presidente da Asbia, Sergio Saud, a Angus seguirá na posição de destaque nos próximos anos.
No ano, a venda de genética também permaneceu aquecida. Apesar da redução no número de reprodutores negociados, a média foi de R$ 8.800 por animal. Em 2016, foram comercializados 2.559 reprodutores, comparado a 3.064 em 2015, ano em que foi registrado o melhor desempenho da raça da última década.
0 comentários on DBO confirma: Angus segue líder entre as taurinas