Blog Image

Mato Grosso tem primeiro Inspetor Técnico Angus

Crédito: Flavio Pacheco

Crédito: Flavio Pacheco

A Associação Brasileira de Angus credenciou o seu primeiro inspetor técnico no estado de Mato Grosso no início deste ano. O médico veterinário Gustavo Pires Ribeiro passa a integrar o corpo técnico da Angus, que agora conta com 27 inspetores, atuando em outros cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Otimista com a nova função, Ribeiro reconhece que terá muito trabalho pela frente. “É um desafio muito grande. Mato Grosso é o estado com o maior rebanho do país. O trabalho será na busca do desenvolvimento da raça Angus na região”, afirma.

Ribeiro trabalha desde 1998 com cruzamento industrial e há 10 anos exclusivamente com a raça Angus. Ele destaca ainda os desafios em utilizar o cruzamento industrial nos trópicos, principalmente por causa do calor e ectoparasitas. “O trabalho que estamos desenvolvendo é o de orientar os criadores e produtores sobre como é possível utilizar o sêmen Angus na vaca Zebu, tanto por inseminação artificial em tempo fixo, quanto o touro à campo. Tudo precisa ser bem orientado”.

Sobre a raça, avalia ser fundamental desmitificar paradigmas de muitos produtores, como os que acham que os animais da raça Angus são iguais. “Temos touros da raça Angus de várias centrais e de diversas regiões do país e do mundo com DEPs (Diferença Esperada de Progênie) diferentes”, aponta.

O inspetor técnico realizou o processo seletivo com os demais 10 novos que foram credenciados durante a Expointer 2016, em Esteio. Porém, por motivos particulares, ele não conseguiu completar seu treinamento a tempo de se credenciar à época.

0 comentários on Mato Grosso tem primeiro Inspetor Técnico Angus

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *