Angus promove cursos de seleção e julgamentos
- Dia 14/11/2016

Curso de seleção e julgamento contou com grande adesão. / Foto: Andressa Raddatz
A Associação Brasileira de Angus, com apoio da Comissão Angus Jovem, vem promovendo diversas ações em municípios gaúchos para valorizar a raça, atrair novos participantes para o grupo e aprimorar os conhecimentos sobre a criação. Entre as mais recentes agendas dos jovens estiveram os cursos de seleção e julgamento da raça Angus realizados nas cidades de Bagé, Cruz Alta, Pelotas e Jaguarão, no mês de outubro.
Os cursos atraíram principalmente estudantes de medicina veterinária e agronomia, além de jovens e criadores interessados pela criação de animais da raça Angus. No primeiro momento, o evento incluiu uma pauta teórica e, no segundo, os conhecimentos foram para as mangueiascom a avaliação prática dos animais.
Em Bagé, o curso foi ministrado pelo inspetor técnico da Angus Fábio da Silva Azeredo, e teve a participação ainda do técnico de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, e da coordenadora regional do Programa Carne Angus no RS, Ana Doralina Menezes. Segundo Pivato, o curso teve uma grande procura em todas as edições, sendo que a primeira foi realizada durante a Expointer, em Esteio. Ele lembrou que o intuito é explicar de que maneira os Inspetores Técnicos da Angus e os jurados das exposições avaliam os animais em suas principais características raciais e de produção, tanto em pista de julgamento quanto dentro das fazendas.

Foto: Andressa Raddatz
A coordenadora da regional da AJ na região da Campanha, Andressa Raddatz, recordou que o julgamento da raça busca, exatamente, distinguir os animais com melhores características produtivas e raciais. “É uma iniciativa importante por garantir que o conhecimento seja levado para dentro das propriedades, permitindo que seja alcançado maior nível de produção”, explicou.
Em Pelotas, o êxito do curso foi tão grande que está sendo discutida a possibilidade de realizar uma capacitação ampliada aos integrantes da Angus Jovem, que conta com mais de 50 associados. Inclusive, o curso de seleção e julgamento foi a primeira atividade após o lançamento da AJ Sudeste. “Com esse sucesso, a intenção agora é ampliar a formação, focada no fomento, na carne e no PROMEBO®”, destacou Rodrigo Reis Costa, que é um dos representantes da Angus Jovem. A ideia é promover ainda atividades no campo, como visitas técnicas.
1ª Gira Técnica em Santa Maria
Dentro dos projetos da AJ, será realizada, em dezembro, a 1ª edição da Gira Técnica Angus Jovem, em Santa Maria. De acordo com o coordenador regional, Giovanni Busanello, o encontro buscará abordar diversos temas ligados ao manejo da raça. Ao todo, a gira técnica envolverá quatro propriedades de animais Angus e de cruza Angus. Entre os tópicos da programação, estão a produção na cria e a seleção de touros. “É um projeto bem importante para atualizar os jovens, de maneira que possam divulgar essas informações nas propriedades”, comentou Busanello.

Foto: Andressa Raddatz
0 comentários on Angus promove cursos de seleção e julgamentos